sexta-feira, 9 de junho de 2017

Rateio das Despesas com Processo de Cidadania Portuguesa

Olá pessoal - tudo bem ? Esta semana tem sido bastante intensa no trabalho e alguns pontos-chave em projetos essenciais foram resolvidos. Com isso, foi possível ir formando uma boa imagem para a liderança da nova empresa (lembre-se que estou enfrentando um processo de fusão entre duas empresas) e passo a passo vamos superando o desafio de manter o emprego.

O ambiente é conturbado e a cada dia vejo que existe muito sobreposição de cargos entre as duas empresas. Infelizmente, estou na posição de funcionário da empresa que foi comprada - então, existe a tendencia de ocorrer mais cortes por aqui do que na empresa compradora. 

Ainda assim, vamos vivendo um dia de cada vez e tenho em mente de o tempo que conseguir me manter na empresa é lucro, pois posso aportar todo o meu salário já que a Sra Executiva Pobre esta fazendo a frente com as despesas de casa (obviamente que estou trabalhando para mostrar resultados e sobreviver a essa fusão e poder ter a vantagem da liberdade de aportar o salário).

Falando de aporte, o plano para o mes de Junho é aportar todo o salário e daria uma boa alavancagem para a meta de BRL 300K ate o final do ano. A meta é totalmente factivel, mas o aporte do mes de Junho ficou comprometido.

Como disse na postagem anterior, minha avó finalmente obteve a cidadania portuguesa e isso foi muito bacana para todos nós, pois abre as portas do continente para uma futura imigração. Porém, o custo desse processo foi bem alto devido a falta de documentação do meu bisavô e todas as dificuldades de corrigir essa falha.

A minha avó possui três filhos, por isso a proposta seria dividir os valores desse processo de cidadania entre os tres filhos beneficiados, caso eles tivessem interesse, Como eu tenho interesse, eu irei arcar com o parte que caberia ao meu pai (ele nao tem condições de fazer frente a essa despesa).

Para saber se os demais tios tem interesse, eu criei um grupo no Whatsapp (eles moram em outra cidade) e coloquei as informações sobre o fato da minha avó ter conseguido a nacionalidade, as despesas inerentes desse processo, o potencia rateio dessas despesas e a possibilidade de cada um deles também iniciar o processo de cidadania. Obviamente que deixei claro que o rateio só seria feito entre os que manifestarem interesse em obter a cidadania portuguesa.

Para estes que tem interesse, assim que o rateio for feito - eu envio a copia da certidao de nascimento portuguesa da minha avó (documento necessário para eles iniciarem o processo de cidadania) e passo também o contato da advogada caso queiram fazer o processo por Portugal, caso contrario, podem fazer o processo pelo Consulado de Portugal aqui mesmo no Brasil.

Inicialmente todos ficaram animados. Todo mundo comentando da possibilidade de morar em Portugal e os pontos positivos dessa mudança, comentando de morar em outros paises da Europa, etc... Nesse momento, um dos primos perguntou como ele podia obter o documento para iniciar o processo de cidadania do pai dele. Eu informei que primeiro tinhamos de pagar a advogada referente a ultima prestação do trabalho que ela fez e também fazer o rateio das despesas já pagas no passado.

Nessa hora a animação diminuiu, pois o pessoal se atentou que a conta é salgada. O total de gastos chega a pouco mais de BRL 17K e o rateio significaria algo proximo de BRL 5,7K para cada um dos filhos da minha avó.

Um dos tios simplesmente parou de responder as mensagens do pessoal (ainda nao saiu do grupo, mas acho que é questão de tempo ... rsrsrs). O filho dele estava todo animado e percebi que a animação diminuiu bastante. O interessante é que esse é o tio com a melhor condição financeira - ele parou de trabalhar aos 40 anos e tem muitos imoveis de aluguel, além de uma empresa de factoring. De toda forma, o dinheiro é dele e se nao tem interesse na cidadania, ninguem pode obrigá-lo a seguir em frente - é um direito que ele tem nao querer gastar dinheiro com isso; principalmente se nao tem intenção de sair do Brasil ou se pretende fazer isso por outros meios.

O interessante da conversa é que dois dias depois, meu avô me ligou dizendo que o meu primo (filho desse tio) passou na casa dele. O meu avô achou bem estranho porque esse neto dele nunca visita eles e nao tem contato proximo. Disse que o meu primo chegou por lá, perguntou da minha avó, bateu papo com eles e passou um bom tempo por lá, tomou café e conversou de varios assuntos ... mas, no final da conversa, pediu para minha avó se ela nao podia emprestar a certidao de nascimento portuguesa dela para ele ... (olha o pessoal tentando pegar um atalho e nao dividir as despesas) ... minha avó disse que ele nao estava com a certidao portuguesa dela, que essa certidão estava comigo, que eu havia mostrado para ela e ela ficou muito feliz, mas ela preferia que a certidão ficasse comigo porque eu cuidei de todo o processo desde o inicio.

Meu avô comentou que esse primo insistiu um pouco para ela lembrar o numero da certidão ou o local de registro pois era importante para ele ... minha avó respondeu que se era importante ela poderia ligar e me pedir as informações, ou melhor ainda, ele mesmo poderia me ligar e pedir as informações. Por isso eu gosto da minha avó - ela percebe a intenção das pessoas de longe ... e ela percebeu que meu primo queria a certidão sem dividir os custos.

Ela sabe dessa proposta da divisão porque antes de fazer todo esse processo eu conversei com a minha avó. Expliquei que fiz todo esse processo para ela obter a cidadania dela (que ela demonstrou muito interesse) e também porque eu tenho muito interesse na cidadania europeia. Assim sendo, o documento era dela e ela tinha todo o direito - se ela quiser dividir com todos é um direito dela. Mas expliquei os gastos que o processo gerou e que eu acreditava ser interessante dividir as despesas, já que todos tem condições financeiras de fazer esse rateio. Minha avó achou que seria justo a divisão e que se os outros nao pagassem, então nao teriam acesso ao documento - eles que conseguissem por conta propria.

Depois de nao conseguir o documento, meu primo decidiu nao ligar para mim pois ele sabia que ia comentar que os valores estavam definidos no grupo e que assim que fizermos o rateio e pagar a advogada, cada um receberá uma copia da certidao de nascimento portuguesa da minha avó.

O outro tio a principio manifestou que teria interesse, inclusive pediu meus dados bancários para fazer o deposito, mas ate agora nada. A coisa esfriou um pouco e eu decidi nao comentar mais sobre assunto para nao dar a impressão de que estou "forçando" eles aceitarem para receber dinheiro deles e reembolsar as despesas que tive.

Desde o principio eu planejei para fazer frente a essas despesas sozinho ... e confessando o meu egoismo - até prefiro que ninguém tenha interesse e que apenas a minha parte da familia tenha a cidadania portuguesa. É um sentimento estranho, eu nao ganho nada com isso, e depois de tudo pago poderia dividir as informações com os familiares sem nenhum custo, mas lá no fundo acho uma certa injustiça (mesmo ja tendo considerado isso no meu plano de aportes) e prefiro que eles nao aceitem a divisão das despesas e eu mantenha a cidadania só com meus parentes diretos (avô, avó, pai, mãe, irmão, filho, etc...). Pensamento egoista  - mas esse é o sentimento, principalmente depois que meu primo tentou obter o documento diretamente com a minha avó.

Acredito que irei realmente pagar tudo sozinho, o que nao irá permitir aporte no mes de Junho. A informação dividida com os parentes é que o pagamento da advogada deve ser feito até o dia 15/Junho ... realmente eu negociei essa data com ela, portanto, se ninguem manifestar durante a proxima semana, nao terei aporte em Junho. 

Mais um passo rumo a cidadania europeia ...

Um grande abraço a todos e boa sorte com os familiares de voces ...

29 comentários:

  1. Caramba...esse seu tio e primo sao malas hein. Na hora H nao querem tirar grana do bolso. Vai que vivem na aparencia e estao mais endividados que tudo. Não tem logica nao quererem pagar a parte deles para pegar a cidadania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Victor - tudo bem ? O pior é que eles nao vivem de aparencia nao ... vivem ate uma vida simples, frugal ... mas tem muito dinheiro. Na pratica, esse tio é um exemplo na parte da gestão financeira, pois sempre foi muito economico e aportou muito forte para construir o patrimonio dele e conseguiu a IF com 40 anos ... Hoje tem uma factoring e trabalha meio periodo só com as empresas ja conhecidas dele.

      Ao que percebi o meu tio nao tem interesse na cidadania e por isso nao vai seguir com o processo (respeito porque é um direito dele). Meu primo tem interesse na cidadania, mas tentou achar um atalho para ter o documento sem pagar - ai eu ja acredito em falta de carater mesmo. Poderia, por exemplo, ter falado comigo que nao consegue pagar tudo agora, se poderia parcelar ou qualquer negocio do tipo ... mas prefere investir na possibilidade de "dar o chapeu" - por isso que disse que tenho um pensamento egoista, mas que é o que sinto agora: a vontade de tocar somente a minha cidadania e tomara que eles nao queiram mesmo ratear os custos - assim nao passo nada para ninguem...rsrsrs

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Você está correto e agindo de maneira justa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é CF - essa foi a intenção. Tanto é que deixei disponivel inclusive uma planilha com os gastos e os comprovantes das despesas devidamente digitalizados. Qualquer um que quisesse conferir, teria todo direito. Vamos ver se alguem decidir seguir com a cidadania e dividir as despesas - caso contrario, eu vou em frente com o processo somente para minha familia.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Eles ainda não entenderam que isso é um investimento na vida deles, muito gostariam de estar no lugar do seu tio e primo e pagar apenas um valor para ter tudo resolvido mas a cabeça as vezes não pensa e no final o lado mesquinho vence.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fabio - tudo bem ? Eu também penso exatamente como voce. Eu adoraria ter alguem que tivesse corrido atras de todos os documentos, certidoes, correções nos documentos, etc ... e simplesmente tivesse de verificar os comprovantes de gastos e pagar a minha aprte. Seria o melhor dos mundos, mas alguns deles nao tem interesse na cidadania, o que é um direito deles também. Aparentemente, um dos tios manifestou interesse e vai depositar a parte dele na minha conta ate amanhã ... vamos ver como isso irá se desdobrar daqui para frente.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. EP,

    É aquilo que eu sempre falo, parente (com raríssimas exceções) é serpente! Os vagabundos da sua família estão loucos para conseguir a cidadania portuguesa, mas colocar a mão no bolso ninguém quer. O seu primo, então, é um safado de marca maior... Já pensou se você não tivesse alertado a sua avó?

    Peço desculpas se estou sendo muito duro, mas fiquei revoltado ao ler seu relato!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, pensei a mesma coisa. O dinheiro nessa história é o de menos, só de pensar o tempo gasto para conseguir toda a documentação, contatos, etc... Eu pagaria com prazer se alguém de minha família tivesse conseguido a cidadania.

      Excluir
    2. Ola IL e Finansfera - tudo bem ? Realmente familia acaba sendo um problema. Eu tenho um otimo relacionamento com toda a familia por parte de mae; mas a familia por parte de pai é um problema. Esse primo, especificamente, eu ja tive uma discussão no passado e nao mantenho contato com ele. Nao é uma pessoa que me agrada e nao apoio atitudes como essa que ele teve. Por saber da falta de carater de alguns membros da familia que me precavi fazendo todo o processo atraves de procuração da minha avó - ou seja, todos ops documentos estao comigo, somente eu tenho o contato da advogada, etc...

      Com esse tipo de pessoa todo o cuidado é pouco.

      Um grande abraço,

      Excluir
    3. Cuidado pra não inverterem a situação pra fazerem vc se sentir culpado ou te transformarem no vilão da família por não disponibilizar esse direito a eles.

      Tem gente que quer se dar bem se aproveitando da bondade (ou ingenuidade) alheia, receber de graça sem valorizar o esforço do outro e ainda tem a audácia de reclamar quando vc depois do trabalho duro não disponibiliza de graça (alguns até partem pro ataque pessoal ou emocional).

      Com certos aproveitadores, todo cuidado é pouco.

      Excluir
  5. Queria eu ter essa possibilidade de virar cidadão europeu com essa quantia quase insignificante diga se de passagem... Gastei uma grana indo atrás da minha por conta da descendência alemã de meu pai mas infelismente não possuo direito.

    Sucesso na jornada, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gaucho - tudo bem ? Que pena que nao deu certo a questao da cidadania alema ... a Alemanha é um dos paises mais espetaculares que eu conheci - eu viveria lá com a maior alegria.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Ola EP.

    Da parte do seu tio eu nao digo nada. Parte dele querer ou nao a cidadania, se ele nao quer, fazer o que. Agora esse seu primo é mala. Na minha familia é do mesmo jeito, com certeza ia aparecer uma prima querendo passar a perna, so que no meu caso era muito provavel que iam dar pra eles sem me falar, pois eu sempre sou o ganancioso da familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Esse é o problema de tomar a iniciativa das coisas quando envolve dinheiro. Se voce paga tudo e passa para as pessoas de graça, ninguém reconhece a sua generosidade. Se voce propoe dividir as despesas, voce é rotulado de ganancioso.

      Se qualquer um dos meus tios tivesse uma condição financeira complicada, eu passaria as informações sem o menor problema. Mas nao é o caso, eles tem condições financeiras de dividir as despesas e por isso nao acho justo pagar tudo sozinho.

      Esse meu primo é um idiota - ja tive seria discussao com ele no passado e nao é uma pessoa que me agrada.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Assim, aconteceu isso na minha família, um tio conseguiu cidadania italiana há uns 20 anos, todavia segundo ele o gasto foi superior a 100 mil reais. Ele fez como você, começou o processo sozinho sem falar com ninguém e depois apareceu querendo dividir os custos em troca dos documentos, obviamente ninguém dividiu.

    O mais curioso de tudo isso é que nesse tempo todo (20 anos!) ele foi para a Europa apenas uma vez e não ficou nem 30 dias, ele ainda mora no Brasil e pelo que tenho notícia não tem nenhum plano de mudar para lá e tornar essa cidadania algo útil.

    Dos outros ninguém foi atrás e tenho certeza de que se fossem iriam fazer igual ele... só para ter um documentinho imprestável.

    Pontuo também que ele não apresentou nenhum comprovante dos gastos, o que gera dúvidas. Não sei o tanto de trapalhadas que ele fez tb, vi que no seu processo houve algumas. Por outro lado tenho amigos em portugal, alemanha, espanha etc e tenho certeza que gastaria bem menos com advogados... de todo modo é muito fácil achar a certidão depois de tudo pronto, mas é certamente uma certa falta de caráter... enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon ... tudo bem ? Acho BRL 100K um valor realmente muito alto para uma cidadania - eu nunca vi um custo tao alto e creio que o fato do seu tio nao apresentar comprovantes das despesas ajuda a tornar a coisa um pouco suspeita ...

      A questão das "trapalhadas" nos processos de cidadania acba sendo muito comum devido voce estar falando de processos antigos, onde muitas vezes nao é possivel encontrar determinados documentos, documentos com erros de grafia no nome ou inconsistencia nas datas também sao comuns ... resta saber se a familia esta disposta a corrigir tudo isso para ter acesso a cidadania. O processo de correção pode ser muito burocratico (como tudo no Brasil).

      Mas sem apresentar comprovantes das despesas eu acho que também nao pagaria ... o demonstrativo das despesas é mais uma prova de boa fé da pessoa. Acredito que isso seria o minimo para propor qualquer tipo de divisao das despesas.

      E, felizmente, depois do processo pronto não é muito facil achar a certidão ... na verdade, muito pelo contrario, é muito dificil. Existem muitas conservatorias em Portugal (mais de 1800) e se voce nao souber o numero do registro, terá de informar o distrito / concelho e freguesia onde a pessoa foi registrada. Pela falta de documentos posso garantir que eles nao fazem menor ideia ... sabem apenas que minha avó foi registrada em Portugal. Também a minha avó nao sabe onde foi registrada porque os documentos estao comigo - fiz o processo com a advogada atraves de uma procuração da minha avó e todos os documentos estão comigo.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Se eu te contar que eu tive um caso muito similar na minha família.
    Tudo começou em 2005 quando tive um namorado que estava tirando a cidadania italiana e me alertou que eu poderia ter também. Comecei a correr atrás e depois de conseguir, através desse namorico, a certidão original italiana do meu antepassado e ter gasto pouco mais de cinco mil reais. Recorri a família se existia algum interessado e que poderíamos dividir as despesas e eu compartilharia as descobertas.
    Ninguém quis, até meu pai disse que não gostaria de saber de parentes.
    Pois bem, a cada vez que uma pessoa da família ia para a Europa eu tinha dor de cabeça. E já aconteceu de tudo, gente que foi deportado e me ligou, primo que me ameaçou, aff. Cheguei a deletar todos os parentes do Facebook e trocar o meu nome nas redes sociais. E até hj, aqueles que não quiseram, querem e me acusam. E meu pai ano passado foi atrás de algumas certidões falantes e acabou que as originais estão com ele e preciso buscar. Mas pagar mesmo ninguém quer. De graça, sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Almerissa - tudo bem ? Esse tipo de coisa é muito comum, infelizmente. As pessoas querem de graça o que voce teve despesas para conseguir ... isso sem contar o seu tempo que foi investido.

      Tenho parentes pelo lado da minha ame que tem cidadania europeia (minha tia casou com um portugues) e eles sempre enfrentam problemas com primos e afins que vao para Europa e depois precisam de uma documentação quando as coisas apertam... acho que ela nunca recebeu ameaça, mas tem muita gente folgada no mundo.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Se eu te contar que eu tive um caso muito similar na minha família.
    Tudo começou em 2005 quando tive um namorado que estava tirando a cidadania italiana e me alertou que eu poderia ter também. Comecei a correr atrás e depois de conseguir, através desse namorico, a certidão original italiana do meu antepassado e ter gasto pouco mais de cinco mil reais. Recorri a família se existia algum interessado e que poderíamos dividir as despesas e eu compartilharia as descobertas.
    Ninguém quis, até meu pai disse que não gostaria de saber de parentes.
    Pois bem, a cada vez que uma pessoa da família ia para a Europa eu tinha dor de cabeça. E já aconteceu de tudo, gente que foi deportado e me ligou, primo que me ameaçou, aff. Cheguei a deletar todos os parentes do Facebook e trocar o meu nome nas redes sociais. E até hj, aqueles que não quiseram, querem e me acusam. E meu pai ano passado foi atrás de algumas certidões falantes e acabou que as originais estão com ele e preciso buscar. Mas pagar mesmo ninguém quer. De graça, sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Almerissa - tudo bem ? Esse tipo de coisa é muito comum, infelizmente. As pessoas querem de graça o que voce teve despesas para conseguir ... isso sem contar o seu tempo que foi investido.

      Tenho parentes pelo lado da minha ame que tem cidadania europeia (minha tia casou com um portugues) e eles sempre enfrentam problemas com primos e afins que vao para Europa e depois precisam de uma documentação quando as coisas apertam... acho que ela nunca recebeu ameaça, mas tem muita gente folgada no mundo.

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. Grande EP,

    Comentando pouco aqui, mas sempre lendo.

    Minha opiniao é: Mantenha o processo e custos somente para a sua familia mesmo. O preço pago é baixo comparado aos beneficios para sua familia mesmo (esposa, filhos).

    Voltei da Europa ja, realmente é um outro mundo, no seu caso, uma pessoa que quer morar la, vale muito a pena sim.

    Sucesso ai na empresa, segui suas dicas e ao inves de ficar "me matando" na parte tecnica do projeto, suportei parcialmente, fiz outras coisas importantes de outros projetos e agendei uma reuniao com um gerente/diretor peça chave para o meu crescimento este ano ... Agora ele me conhece pessoalmente, ele é chefe do gerente que é meu par na regiao europeia, e assim acho que ganhei mais força junto a este gerente ... Tenho acesso ao chefe dele tambem, nao somente ele do meu.

    Abraçao e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola VDC - tudo bem ? Que bom que fez uma viagem bacana. Sao essas oportunidades que faz valer a pena estar envolvido em projetos globais. Os contatos sao mais importantes do que os resultados - n[os temos uma tendencia de acreditar que se entregar o melhor trabalho do mundo seremos reconhecidos ... isso não é verdade. O cara que entrega o resultado médio esperado mas tem contatos fortes na empresa, acaba sendo mais reconhecido. É importante esse movimento que voce fez para ter contato com o diretor na Europa - isso pode render bins frutos no futuro.

      Quanto a questão da cidadania é um pouco complicado simplesmente fazer todo o meu processo e nao avisar ninguém que eles também teriam direito. Eu nao gostaria que fizessem isso comigo - portanto, eu criei um grupo e dividi as informações com a primeira geração que tem direito e com os mais velhos da segunda geração (além do meu pai, tem dois tios e dois primos no grupo) - agora ninguem pode dizer que nao sabia ou que eu nao avisei.

      Se quiserem dar sequencia, os valores foram informados - aparentemente um tio vai querer e ficou de fazer o deposito até amanha (vamos aguardar para ver se realmente acontece) ... o outro tio nao se manifestou - nao deu uma palavra (nem respondeu ao bom dia ... rsrsrsrs).

      Aproveite e nos conte um pouco mais sobre sua viagem a Europa ... sempre é muito legal esse tipo de assunto. Aguardo sua postagem.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Legal EP.

      Ainda me recuperando do jet lag ... Posto assim que der.

      Abraçao

      Excluir
  11. Fica esperto! Um tio vai pagar e vai compartilhar com o outro tio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Esse é um risco que infelizmente vou ter de correr. Se um pagar e compartilhar com o outro, pelo menos eu reembolsei uma parte das despesas. O pior é se meu primo tivesse conseguido o documento com minha avó - ai eu nao seria reembolsado em nada.

      Um grande abraço,

      Excluir
  12. Família é complicado.

    Sem querer dar uma de advogado do diabo, as vezes alguns de seus parentes simplesmente não acreditam que a cidadania portuguesa tenha tanto valor assim (parece ser o caso do seu tio), até por que no momento da vida que eles estão talvez nem seja tão atrativo assim a ideia de mudar de país, começar tudo denovo, etc. Nem é tanto por causa do dinheiro.

    Agora infelizmente seu primo agiu com completa falta de ética... chega ser triste, mas infelizmente a vida é assim...
    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Kundera - tudo bem ? Eu concordo completamente com voce. Ninguem tem obrigação de querer seguir com processo de cidadania. Se nao tem interesse, está tudo certo. O que nao pode ocorrer é querer obter a cidadania sem dividir os custos e sem correr atras de nada.

      Um grande abraço,

      Excluir
  13. Caro Executivo Pobre, talvez vc não saiba, mas tem uma forma de vc fazer o processo de cidadania portuguesa sem advogados nem consulado, mandando via correios a documentação para uma conservatória em portugal.
    Não vou explicar detalhadamente, mas tem um fórum que tem tudo explicadinho, eu fiz a minha e saiu por volta de 2000,00 reais de documentos, vale postal e envio por correios.
    o fórum é esse: forum.cidadaniaportuguesa.com

    Parabéns pelo blog e obrigado pelas informações disponibilizadas. Compartilhar é multiplicar.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - muito obrigado pela dica. Vou pesquisar essa opção com mais detalhes - mais uma oportunidade de economizar.

      Um grande abraço,

      Excluir