quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Quais são os Tipos de Visto para os Estados Unidos ?

Ola pessoal - tudo bem ? Como estou no processo de transferência para os Estados Unidos, achei interessante colocar aqui um resumo dos tipos de visto existentes na Terra do Tio Sam. 

Não tenho a intenção de criar uma postagem de referencia para consulta de vistos, muito pelo contrário. Aconselho a quem quiser fazer o processo de imigração, que inicialmente acesso o site da imigração dos Estados Unidos (clique aqui) e que procure um profissional qualificado para prestar a assessoria necessária.

Acho interessante ter um resumo com os tipos de visto disponíveis e algumas informações gerais sobre eles. Na sequencia, eu irei falar um pouco mais detalhadamente sobre o processo do visto que estou aplicando, no caso, o visto L1. Vamos então ao resumo dos tipos de vistos americanos existentes:

Visto A: esse é o famoso visto diplomático e bem que eu adoraria ter um desses. Esse visto é destinado a ministros, diplomatas ou oficiais consulares. Esse visto se divide nas categorias A1 (embaixadores, ministros, diplomatas) / A2 (outros oficiais e funcionários credenciados) / A3 (assistentes pessoais, criados ou parentes próximos de portadores do visto A1 ou A2).

Será que o visto A serve para esse Diplomata ?


Visto B1: conhecido como "Visitante a Negócios". Importante ressaltar que esse nao é um visto de trabalho. O portador de um visto B1 nao pode trabalhar nos USA, nao pode receber salário nos USA mesmo que seja proprietário da empresa;  mas pode criar uma empresa, adquirir propriedades, assinar contratos e participar de reunião de negócios. Esse é um visto que serve para os americanos atraírem investidores (pessoas que querem montar empresas, comprar casas, etc...) mas nao querem estabelecer residencia nos Estados Unidos.

Esse é o sorriso de quem tem o visto B1

Visto B2: esse é o visto de Turismo. Normalmente, ele é concedido junto com o visto B1 e o portador fica com um visto B1/B2. Normalmente, um portador de visto B1/B2 tem sua entrada admitida nos Estados Unidos por um periodo máximo de seis meses, permitindo solicitar renovação. Muitas pessoas utilizam o artificio de ficar seis meses nos Estados Unidos, depois voltar ao Brasil, depois entrar novamente nos Estados Unidos e assim por diante. De acordo com a consultoria fiscal que está me assessorando no processo de transferencia, essa estrategia é arriscada porque se ficar por um certo periodo nos Estados Unidos (superior a 183 dias) voce pode ser considerado residente fiscal pelo governo americano e tem de pagar impostos sobre a sua renda, nao importando se a renda é paga nos Estados Unidos ou em qualquer outra parte do mundo. Falarei mais sobre a questão fiscal em postagem futura.

Entao voce quer passear na Disney, hein ???

Visto C: esse é o visto de transito. É muito utilizado por pessoas que estão apenas utilizando os Estados Unidos como uma parada na viagem até seu destino final. Na verdade, as pessoas que vao fazer escala nos Estados Unidos nao costumam solicitar um visto C e acabam pedindo o visto B1/B2 já que o mesmo tem uma validade maior do que o visto C.

Opa - espera que eu tenho visto C !!!

Visto D: esse é o visto dos tripulantes de embarcações maritimas e veiculos de aviação. Serve nao somente para os tripulantes mas para todos os prestadores de serviço maritimo e/ou aereo. É o visto que o comandante, piloto, comissario de bordo, capitão, marinheiro, etc... utilizam para entrar em território americano de forma temporária.

Bem vindo - eu que estou no comando !!!

Visto F: o famoso visto de estudante. Esse é o visto que solicita quem vai estudar nos Estados Unidos, nao importa se vai entrar na pré-escola ou fazer um pós doutorado. Existe alguns filhos de conhecidos meus que se matriculam em algum curso na faculdade só para viver nos Estados Unidos; depois terminam o curso e se matriculam em outro e assim por diante - podendo passar o resto da vida "estudando" por lá. O problema é que nao se pode trabalhar com esse visto, mas como os pais sustentam o eterno estudante, então ele vai ficando por lá.

Estagiário Pobre usando seu visto F !!!


Visto G: esse é para profissionais de relevada liderança. Nao faço ideia do que seja considerado uma relevada liderança e tampouco conheço alguem que ja recebeu esse visto.

Lideres relevantes aguardando o visto G

Visto H1: finalmente um visto de trabalho. Esse visto é conhecido como "Visto de Trabalhadores Profissionais Provisório" e estão disponiveis para quem tem formação compativel com um curso de quatro anos de bacharelado nos Estados Unidos. O prazo inicial desse visto é de 3 anos e tem um prazo máximo de 6 anos. As aplicações para esse visto sao feitas pela empresa durante o mes de Abril e existe um limite maximo de 65.000 vistos concedidos por ano - por isso, esse visto nao é fácil de conseguir. Voce realmente tem de ser um trabalhador muito qualificado. Existe um adicional de 20.000 vistos para profissionais que obtiveram mestrado, doutorado ou pos doutorado nos Estados Unidos.

Visto H1C: destinado exclusivamente a enfermeiros formados e certificados pelas autoridades americanas. Logo, é quase tao dificil quanto o H1 porque para ser enfermeiro certificado nos Estados Unidos sao anos de estudo em instituições que nao costumam ter mensalidade muito acessiveis.

Enfermeira Certificada - ai vale a pena pagar um preço absurdo de seguro-saude !!!

Visto H2A: esse é o visto para trabalhadores da agricultura prestando um serviço temporario nas fazendas e/ou propriedades americanas. Na epoca de safra, algumas pessoas sao admitidas com esse tipo de visto - que é exclusivamente para serviço temporário.

Visto H2C: é a versão do visto H1 para trabalhos temporários. O problema é que tem de se comprovar que o trabalho é temporário e nao existe disponibilidade, capacidade, disposiçao ou qualificação de trabalhadores americanos para fazer esse trabalho. A duração do visto é de 1 ano podendo ser renovado, porém com 3 anos como periodo maximo de permanencia no pais.

Visto H3: visto para quem vai receber um treinamento que nao está disponivel em seu pais. Esse visto inclui a autorização para trabalhar, desde que seja parte do  treinamento recebido. O periodo do visto depende do treinamento a ser recebido, mas nao pode ter duração superior a 2 anos.



Visto I: visto para reporteres, jornalistas, comunicadores, profissionais do cinema, radio, televisão ou qualquer outro meio de informação.

Visto J: olha ai o visto do pessoal do intercambio (nunca consegui fazer um intercambio na vida - oh tristeza). 

Visto K1: olha ai o visto de quem vai se casar com uma americana (nunca consegui casar com uma americana - oh tristeza). Esse visto é até tema de alguns realities show porque tem diversas exigencias para comprovar a veracidade do relacionamento ... o pessoal olha fotos, redes sociais, faz entrevistas com os noivos, com parentes, com amigos, etc... A pessoa precisa comprovar que tem planos de permanecer nos Estados Unidos após o casamento e além disso, os noivos tem de se casar em até 90 dias após a chegada do noivo estrangeiro, caso contrario o noivo estará ilegal no pais. 

Noivos aplicando para visto K
 Visto L1: esse é o visto de "transferencia de empregados" e está disponivel para individuos que tem trabalhado pelo menos um ano nos ultimos tres anos em uma atividade gerencial ou de conhecimento especializado. A empresa que o profissional vai ser transferido tem de ter relação com a empresa brasileira que o está transferindo, ou seja, ser uma filial, subsidiária ou coligada.

Executivo Pobre sendo transferido.

Visto M: visto para estudo nao academico. Sempre me perguntei o que seria um estudante nao academico ??? Mas esse visto serve para pessoas que querem se especializar em algo nao necessariamente na academia. É o camarada que vai fazer um curso de teatro/cinema lá em Hollywood, o camarada que vem estudar fotografia, jardinagem, etc... qualquer coisa que nao seja um curso academico.

Visto O: visto dos fodões ... rsrsrs. Esse é o visto para pessoas com dotes especiais em artes, ciencias, negocios, esportes. O principal requisito é a pessoa ter atingido um nivel de alto reconhecimento na sua atividade. Pode ser cientistas com premiações importantes, esportistas que sao medalhistas olimpicos, etc... A duração maxima desse visto é de tres anos, mas normalmente é concedido por periodos bem menores - somente duraçao do evento onde a pessoa está envolvida.

Os ultimos contemplados com visto O

Visto P: visto dos menos fodões. Ele é destinado para artistas e esportistas de reconhecimento internacional, mas que ainda nao chegaram ao nivel de pedir um visto O.

Visto R: visto de nao imigrante para trabalhador religioso. Com o que tem de igrejas no Brasil, deveria ter um monte de gente indo com esse tipo de visto. O periodo maximo desse visto é de cinco anos.

Quero o meu visto agora !!!

Visto V: essa é uma categoria relativamente nova de visto e serve para o conjuge ou filho de um Residente Permanente Legal nos Estados Unidos viver e trabalhar por lá, mas em uma categoria de nao imigrante. Na pratica, serve para o conjuge ou filho de alguem que tem residencia permanente aguardar a aplicação do seu pedido de residencia permanente dentro dos Estados Unidos e nao fora do pais como era feito antigamente.

Então é isso pessoal - esse é um breve resumo dos tipos de visto disponiveis (deve existir mais alguns, mas eu nao encontrei). Novamente, quem tem a intenção de fazer o processo de imigração, deve acessar os site da imigração americana e, se necessário, consultar um profissional especializado.

Um grande abraço,

16 comentários:

  1. Excelente artigo sobre visto dos Estados Unidos, traz uma visão geral.

    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola DIL - tudo bem ? Essa era a ideia da postagem - trazer uma visao mais geral e talvez mais humorada sobre os tipos de visto que existem nos USA.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. EP, mais um post muito bom!

    A melhor solução é abrir a Igreja do Executivo Pobre e ter um visto de 5 aninhos na mão =D

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola TR - tudo bem ? Pois é, abrir uma igreja serve para muitas coisas - ate para ir para os Estados Unidos ... rsrsrs.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Muito Bom!!

    Eu posso comprar uma casa nos EUA só com o visto B1/B2 ?? E comprando a casa eu fico com visto permanente?

    E como funciona esse negócio de 6 meses de visto? Se eu ficar 5 meses nos EUA e voltar para o Brasil somente por uns dias e tentar voltar de novo para os EUA, eles deixam ou vou ser barrado ?

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ?

      Voce pode comprar uma casa nos USA somente com visto B1/B2, sem problemas. Mas comprar a casa nao te dá direito a ter um visto permanente. Voce só vai ter um lugar para passar férias (como turista) ou então pode ter uma fonte de renda alugando a casa.

      A questão dos seis meses de visto, funciona da seguinte forma: normalmente, o oficial da imigração te dá seis meses como periodo de admissão. Mas isso nao é regra, além de ele poder negar sua entrada no pais, ele também pode limitar o periodo para 1 mês, 2 meses, etc... ele tem a autonomia para decidir quanto tempo será liberado na sua admissão.

      Mas voltando ao padrão de seis meses ... isso quer dizer que voce tem de deixar o pais em no maximo seis meses. Se voce voltar ao Brasil e tentar entrar de novo nos USA após alguns dias, voce pode ser admitido por outros seis meses ou pode ser barrado. Sempre vai depender da interpretação do oficial; mas a regra americana diz que voce tem de passar 180 dias fora do país anualmente, caso contrário passa a ser considerado residente fiscal.

      Claro que nao existe regra sobre saida e retorno, e por isso mesmo, voce fica dependendo do bom senso do oficial da imigração e se ele perceber que voce está basicamente vivendo no pais com visto de turista (algo nao muito dificil d eperceber após varias entradas e saidas apenas por alguns dias) ele poderá barrar sua entrada no pais.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Aquele visto pra investidores tem exigências diferentes pra determinadas nacionalidades. Legal quem tem certas cidadanias estudar o assunto pois eles amolecem as regras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade CF - eu sei que espanhois, por exemplo, precisam investir "somente" USD 250K para obter o visto de investidor. Os americanos tem acordos com determinados paises e ai as coisas ficam mais faceis. Infelizmente, o Brasil nao faz parte de nenhum desses acordos ... mas, felizmente, Portugal faz. Entao, em pouco tempo, essa sera outra porta de mobilidade aberta.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Em 2006 participei de um intercâmbio na faculdade. Visto J1. Era muito fácil conseguir porque americano confiava que um estudante universitário não iria largar tudo para permanecer ilegalmente após os 4 meses de permanência. Mas conheci uns brasileiros e peruanos que assim o fizeram.. Hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola animal - o visto de intercambio é mais facil porque os Estados Unidos, ao contrario do que muitos pensam, tem muito interesse em atrair imigrantes. O que eles nao querem é imigrante ilegal ... mas um cara que faz faculdade tem muito mais chance de se adaptar a cultura e produzir no pais.

      Mas como voce disse, sempre tem os mais "espertos" que pegam um visto de turismo ou de estudo e ficam por lá ilegalmente.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Bem informativo a postagem. Não fazia idéia que existiam tantas formas de visto, mas pela demanda de gente que quer ir para lá já era de se imaginar. Parabéns pela conquista da transferência, fico muito feliz por você e sua família. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Trooper - eu também nao imaginava que existiam tantos tipos de visto. Com certeza deve ter mais alguns que nao apareceram durante a minha pesquisa.

      Muito obrigado pelo comentário - vou continuar tentando mostrar como é um processo de transferencia na realidade.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. ótimo post, EP! Sempre tive curiosidade de saber mais sobre o assunto.
    Com certeza vou marcar nos favoritos e consultar mais a frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Enriquecendo - tudo bem ? Obrigado pelo comentário - eu aproveito para sugerir sempre a consulta da pagina de imigração dos Estados Unidos (o link está lá em cima no texto); pois eles tem sempre as informações atualizadas e bem completas. Se voce fala Ingles é a melhor fonte de informação.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Boa tarde Eu gostaria de lhes deixar uma sugestão de pauta. Se isto for possível, para qual endereço de email poderia enviar detalhes? Obrigado

    ResponderExcluir