sexta-feira, 27 de julho de 2018

Reflexoes sobre Utilização do Tempo

Olá pessoal - tudo bem ? As coisas estão corridas por aqui devido ao acumulo de tarefas profissionais e um monte de tarefas pessoais que envolvem um mudança de pais. Mas, independente disso, eu venho aqui para falar um pouco da fatalidade ocorrida com o colega VDC e também compartilhar algumas coisas no campo pessoal.

Em primeiro lugar, eu posso me considerar um cara de sorte pois aqui na faixa dos meus 35 anos - eu posso falar que tenho meus quatro avós vivos, além de ter tido a oportunidade de conhecer dois bisavós e conviver com eles até o inicio da minha adolescencia. Na verdade, eu podia falar isso porque, dois meses atrás o meu avô veio a falecer. 

Apesar da idade do meu avô, o falecimento dele foi uma surpresa pois ele estava muito bem de saude e sempre foi uma pessoa muito ativa. Meu avô faleceu vitima de uma reação alergica que ate agora nao sabemos a causa da alergia. Esse meu avô era uma pessoa muito próxima - eu tive a alegria de passar a minha infancia com ele sempre por perto e muito do que eu sou tem a influencia dele. Meu avô faleceu dois dias antes de eu mudar de país - o que foi outro choque pois eu gostaria muito que ele tivesse a oportunidade de me visitar e também sei que ele gostaria de passar mais tempo com seu bisneto - o Estagiário Pobre.

Depois de 50 dias - a minha avó veio a falecer. Novamente, apesar da idade, também foi um choque pois ela nao apresentava grandes problemas de saude e por isso seu falecimento foi, de certa forma, inesperado. Com essa perda de duas pessoas próximas é normal voce começar a analisar a forma como está aproveitando o seu tempo de vida e os seus planos futuros. Mas ainda assim, como meus avós eram pessoas de certa idade - voce ainda tem um horizonte de que existe bastante tempo para colocar planos em pratica e que a morte faz parte de viver - o que é uma verdade.

Mas ai vem a noticia também do falecimento do colega VDC - um cara que nao tinha problemas de saude, um cara que estava se alimentando e exercitando, um cara que tinha uma idade proxima da minha ... e ai voce percebe que talvez voce nao tenha tanto tempo assim. Obvio que o que aconteceu com o VDC foi uma fatalidade - para a maior parte das pessoas voce pode esperar falecer com uma idade mais avançada. Na verdade, a cada dia que passa (devido ao avanço de diversas areas do conhecimento) a expectativa de vida é cada vez maior.

Mas fatalidades e acidentes acontecem e nos recordam da nossa mortalidade. Ai entra a analise de aproveitar melhor o seu tempo. Aqui eu nao estou falando de dinheiro, de sair gastando como se nao houvesse amanha - mas sim de aproveitar melhor o seu tempo, as suas experiencias, o convivio com as pessoas que voce gosta, etc...

Será que vale a pena passar mais tempo no escritório ? Será que vale a pena aqueles projetos desafiadores onde acenam com uma promoção se voce conseguir fazer um excelente trabalho ?

Normalmente, as demandas do trabalho nao se resumem ao seu horário de trabalho. Voce recebe emails, ligações, mensagens fora do horario de trabalho, também durante final de semana, feriados e férias. Ou seja, parte do seu tempo que poderia ser utilizado para suas experiencias pessoais está sendo destinado as suas experiencias profissionais e, normalmente, esse tempo nao é remunerado.

Mas, EP, se eu fizer tudo isso eu vou receber uma promoção, vou ocupar um cargo mais alto e ai a remuneração vai ser melhor e vai compensar esse esforço !!!

Será que isso ocorre de verdade ? As pessoas que se dedicam dessa forma e sao reconhecidas e transformam esse reconhecimento em remuneração financeira - sao exceções. Raras exceções. Esses casos sao tão excepcionais que se assemelham ao que ocorreu com o VDC - uma fatalidade.

O que se pode esperar como regra é o fato de que as pessoas nao irão conseguir transformar o esforço extra em remuneração financeira; em promoções de cargo; em maiores beneficios.

Entao voce pode perguntar: mas o que devo eu fazer ? Devo então só fazer o trabalho limitado as minhas responsabilidades e nao aceitar desafios extras ?

Não !!! Eu acredito que todo profissional deve aceitar seus desafios extras - mas deve limitar esses desafios ao seu horario de trabalho. Rarissimas exceções podem justificar os emails e telefonemas no final de semana ou durante as ferias.

Pela minha experiencia e observações (além da conversa com muitos colegas onde pude aprender com suas experiencias e observações), o grande segredo é utilizar o tempo de trabalho de forma focada a conseguir resultados ... isso deve ocupar cerca de 40% do seu tempo no escritório.

Mas só 40% do tempo ? O que vou ficar fazendo no resto do tempo ?

Eu explico:

- 40% do tempo utilizado para trabalho focado onde voce vai focar em obter resultados dos projetos importantes que podem fazer diferença no seu histórico profissional;

- 20% do tempo utilizado para resolver as emergencias (que nem sempre são importantes); onde o foco é nao deixar um problema simples arruinar os resultados que voce está conseguindo com seus projetos. Se voce conseguir excelentes resultados, mas uma emergencia vir a causar prejuizos e voce de alguma forma for relacionado a essa emergencia; toda sua imagem sofrerá um dano.

- 10% do tempo voce deve dedicar a estabelecer contatos e amizades no local do trabalho. Aqui entra as conversas de corredor, o cafezinho com o colega, um almoço mais prolongado, email ou telefonema para colegas em outro pais, mensagens de feliz aniversario, mensagens sobre futebol/filmes/musica/livros (qualquer assunto que o seu interlocutor tenha interesse) etc... O importante é que aqui voce está desenvolvendo sua rede de contatos e trazendo as pessoas importantes para um patamar mais proximo de voce - nao apenas falando de assuntos profissionais, mas estabelecendo conexoes mais pessoais.

- 30% do tempo voce deve dedicar a "vender" os resultados que voce atingiu nos 40% do tempo trabalhando nos projetos importantes e nos 20% dedicado as emergencias. Nao adianta nada voce resolver um monte de coisas e obter excelentes resultados em seus projetos se ninguem ficar sabendo disso. Aqui o marketing tem de ser feito com cautela para nao criar um dano na imagem - voce quer ser conhecido como um excelente profissional e nao como o "marketeiro" (tom pejorativo) da empresa.

Claro que estou sendo simplista na analise acima; mas com certa disciplina é possivel criar essa rotina de trabalho e nao deixar as demandas invadirem a sua vida pessoal. E ai voce pode me perguntar:

Mas e como eu uso minhas horas na vida pessoal ?

Creio que podemos usar a mesma regra:

- 40% do tempo para projetos futuros (exercicios, hobbies, etc...). A ideia é voce usar esse tempo para se preparar para o futuro garantindo sua saude fisica (exercicios e boa alimentação) e saude mental (cultivando hobbies, estudos, livros, filmes, musicas, etc...). Esse é o tempo utilizado para gerar os resultados que vao te trazer reconhecimento (assim como no mundo profissional).

- 20% do tempo dedicado as emergencias. É aquele tempo dedicado a fazer a manutenção da casa, trocar uma lampada, manutenção do carro, cortar grama, ir ao supermercado, etc ... É o tempo dedicado a solucionar as pequenas coisas que se nao resolvidas se tornam grandes.

- 10% do tempo estabelecendo contatos e amizades fora do local do trabalho. É aquele bate papo com o vizinho, com o porteiro do predio, com aquele primo distante, com amigo da faculdade, com o pessoal do futebol, etc... Aqui é onde voce vai desenvolver os seus contatos pessoais e ter eles em um patamar distante dos problemas profissionais.

- 30% do tempo vendendo os resultados que voce atingiu nos 40% destinados aos projetos futuros e aos 20% destinados a solucionar as emergencias. Se um dos seus projetos era fazer uma viagem pela Europa (pegando o exemplo do colega VDC) esse será o tempo aproveitando a viagem e criando suas experiencias. Se voce se dedicou a marcenaria, esse é o tempo construindo seus projetos na sua oficina particular; se voce se dedicou a aprender a tocar violao, esse é o tempo na roda com amigos animando aquele churrasco, etc... Aqui entra principalmente o tempo com as pessoas proximas - é aproveitar o tempo com seu filho, com esposa, com parentes e também com os amigos.

Obviamente que os numeros acima sao exemplos não arbitrarios - voce pode destinar mais ou menos tempo para qualquer uma das atividades. A grande questão é o equilibrio entre o tempo dedicado ao lado profissional e o tempo dedicado ao lado pessoal.

No final das contas, a grande maioria das pessoas busca a independencia financeira para poder diminuir o tempo dedicado a atividade profissional e aumentar o tempo dedicado a atividades pessoais. Se esse é o objetivo final, porque nao começar a buscar o equilibrio entre essas duas areas desde já ?

Afinal, podemos ter bastante tempo como foi o caso dos meus avós ou podemos ter pouco tempo como foi o caso do VDC !!! O segredo é aproveitar bastante o tempo que temos, seja isso o quanto for !!!

Um grande abraço,

12 comentários:

  1. Excelente gestão do tempo! Gostei da sua organização.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola DIL - muito obrigado. Eu procuro dividir o tempo mais ou menos dessa forma, mas claro que tem dias que uma area demanda mais tempo do que o planejado. O segredo, quando essa demanda é profissional, é saber onde é possivel delegar atividades para evitar a sobreposição com horas destinadas as atividades pessoais. No papel e na teoria é simples, mas dependendo do ambiente que voce trabalha e o comportamento de seus pares e chefe, isso pode ser muito dificil. As vezes eu me pego querendo "matar" alguns colegas que ficam ate mais tarde apenas para impressionar o chefe - que por sinal, diferente da gente, nunca está no escritório na sexta feira.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Excelente post EP!

    Esse seu trecho "No final das contas, a grande maioria das pessoas busca a independencia financeira para poder diminuir o tempo dedicado a atividade profissional e aumentar o tempo dedicado a atividades pessoais. Se esse é o objetivo final, porque nao começar a buscar o equilibrio entre essas duas areas desde já ?" Defendo muito ele.

    Por que esperar até uma data para se fazer o que deseja?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Investidor Ingles - tudo bem ? Obrigado pelo seu comentário - eu também acredito muito no equilibrio. Acho que as pessoas quando estabelecem um objetivo (como a IF) acabam se esquecendo de equilibrar as outras dimensões da vida - eu estou tentando melhorar esse ponto na minha vida também.

      Eu lembro de uma piada / história meio folclórica - nao lembro se li na internet ou em algum outro lugar mas falava de um executivo que saiu de ferias e viajou para um local tranquilo e distante, a beira mar, e encontrou com um morador local que estava lá pescando. Depois de encontrar com o pescador por uma semana direto, o pescador pescando todos os dias e o executivo relaxando na praia todos os dias - o executivo chamou o pescador e perguntou porque ele nao estava trabalhando para aumentar a produção da pesca dele.

      O executivo disse que o pescador poderia chegar mais cedo e pescar mais peixes. O pescador pergunta - para que ? O executivo sugere que ele poderia vender o excedente de peixe na peixaria e ganhar mais dinheiro. O pescador pergunta - para que ? O executivo diz que com o dinheiro extra ele poderia comprar uma segunda vara de pescar e dobrar a produção. O pescador pergunta - para que ? O executivo diz que ele poderia vender ainda mais peixes para peixaria e poderia contratar um pescador para trabalhar para ele. O pescador pergunta - para que ? Para formar uma empresa de pesca e contratar mais pescadores e com o lucro poderia comprar um barco de pesca. O pescador pergunta - para que ? O executivo diz que ele poderia vender ainda mais peixes e logo ter a sua frota de barcos pesqueiros. O pescador pergunta - para que ? O executivo diz que se ele trabalhar bastante e ganhar dinheiro com sua empresa de pesca, ele poderia diversificar os negócios e começar a exportar peixes. O pescador pergunta - para que ? O executivo diz que se conseguir transformar seu negócio em um sucesso, o pescador irá ganhar muito dinheiro e ficará milionário. O pescador pergunta - para que ? O executivo diz que ai ele poderá aposentar e passar o dia na praia tranquilamente, descansando, pescando e aproveitando o tempo - como o executivo estava fazendo no seu periodo de ferias.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. EP, boa tarde.

      Complementando a história, se me permite - o pescador responde após ouvir o executivo falar de ficar descansando e pescando: "mas isso eu já faço hoje". Boa aula de reflexão sobre equilíbrio esta história.

      De fato que o acontecido com o VdC nos pôs todos a pensar se estamos aproveitando a vida da melhor forma, e concordo muito com o que o II falou também: por que esperar ao invés de buscar alternativas de equilíbrio desde já?

      Nossos planos de IF geralmente não levam uma coisa em consideração: a nossa energia vital, que é uma aos 30 anos e é outra completamente diferente, menor, aos 60. Seremos mais ricos, com certeza, mas com muito menos vitalidade e vigor para fazer coisas interessantes. Postergar excessivamente os prazeres da existência devem criar uma sensação ruim lá na frente. Volto ao ponto do II: é dever nosso já pensar em maneiras de equilibrar a balança e viver cada coisa no seu tempo sem descuidar do futuro que vai chegar salvo casos de infortúnio como o do VdC que de fato não controlamos.

      Excelente a sua reflexão de hoje e o seu plano de uso do tempo, com certeza adequarei para a minha realidade.

      Muito obrigado,
      Ceariba.

      Excluir
    3. Ola Ceariba - tudo bem ? Voce resumiu de forma muito competente - a nossa energia e diferente em cada fase de vida e as nossas prioridades e interesses também. Então, é muito importante conciliar as prioridades com o orçamento em cada fase da vida para alinharmos o plano da IF aos nossos valores - nao sou a favor de "sacrificar" 100% do orçamento para antecipar a IF; mas também nao sou a favor de gastar 100% do orçamento e postergar a IF ... acho que a cada momento temos de equilibrar as atividades x recursos. Se atingiu um bom valor de renda passiva, eu vejo a possibilidade de viagens, hoteis, passeios com orçamento mais tranquilo - mas isso porque eu entendo as viagens como ponto maior do meu objetivo da IF.

      Mas se posso viajar de ferias uma vez por ano agora - sem prejudicar de forma definitiva o meu plano da IF, porque nao fazer isso ? Agora eu tenho saude, tenho as pessoas que eu amo a meu lado ... nao sei se terei tudo isso no futuro.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. bem legal sua análise do mundo corporativo e comparação com o lado pessoal... mas eu aumentaria bastante o tempo do lado social na nossa vida privada. Estar com amigos, familia, etc pra mim é uma prioridade (talvez eu até devesse dizer que esse lado do contato humano fosse um dos meus "projetos futuros")

    Penso assim talvez por eu já estar com 36 e ter me dado conta de como é importante para o meu bem estar esse contato com pessoas

    abraço
    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Victor - tudo bem ? Os valores sao "nao arbitrários" - algumas pessoas tem um circulo social muito grande e investem esse tempo com amigos e familia. No meu caso, eu sempre tive poucos amigos e sao todos de longa data (pelo menos mais de 10 anos de amizade) ... e como estou morando em outro pais, o meu familiar mais proximo esta a uns 4.000 quilometros de distancia e isso porque ele também esta morando nos USA.

      Então, meu tempo destinado a familia (basicmaente a Sra EP e Estagiário Pobre) acaba sendo o mesmo tempo que eu invisto nos meus projetos futuros ... aistindo series com a Sra EP, assistindo filmes, brincando com o Estagiário Pobre, passeando com os dois, fazendo pequenas e grandes viagens juntos, visitando parques, etc ...

      Essa divisao do tempo era totalmente diferente quando eu estava no Brasil - havia muito mais familiares proximos e o contato com os amigos demandava mais tempo - ja que estavamos proximos fisicamente.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Eu cai esses meses não consigo fazer nada ultimamente e sinto a vida escorrendo pelo ralo...
    Preciso de um turnaround urgente..
    Acho que uma otimização do tempo vai ajudar eu não ficar prostrado o dia todo.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Soldado - tudo bem ? Espero que consiga reverter essa fase ... na verdade, é normal termos periodos de mais disposição e periodos com menos disposição para determinadas atividades - e tem de avaliar o perfil da pessoa. Tem gente com perfil mais expansivo e pessoas com um perfil mais introspectivo ... o que nao pode é um periodo prolongado sem disposição para nenhum tipo de atividade - isso pode indicar algum problema adicional, que espero nao ser o que voce está passando no momento. Porém se for o caso, é importante ficar atento aos sinais e procurar ajuda o quanto antes.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Olá Executivo Pobre, tudo bem? Descobri o seu Blog hoje e me já posso afirmar que me veio em boa hora seus ensinamentos que passa atráves dos relatos de suas experiencias. Esse post apesar de ser antigo me fez pensar bastante principalmente na parte pessoal, eu tenho 22 anos e não sinto que me aprimorei em nada durante todo esse periodo, sou completamente mediano em tudo e não tenho coisas que me destaquem no convivio social (como tocar violão por exemplo). Porém, eu sou muito bom em uma coisa que é no Day Trade, não sei qual sua opinião sobre isso mas não é minha intenção focar nesse tempo pois já vivo disto a 2 anos, e começo a ver a minha vida financeiramente caminhando para frente e progredindo tendo em vista que venho de um meio muito pobre. Mas me sinto muito mal socialmente não tenho muitos amigos, por trabalhar de casa não tenho convivio social do trabalho, queria saber se com 22 anos é uma idade boa ainda para me aprimorar em coisas novas me tornar uma pessoa com mais caracteristicas interessantes aprender coisas novas mesmo que me façam ser alguém mais interessante. Bom desculpe sinto que fui meio prolixo mas é porque não estou conseguindo me expressar da maneira que gostaria, só me sinto muito mal com as coisas que ja realizei nesse tempo de vida, não sei se me entende. De qualquer forma espero que leia esse comentario mesmo que seja em um post antigo. Obrigado por tudo! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa o texto ficou com um espaçamento horrivel, desculpe é a primeira vez que comento em um blog

      Excluir