sábado, 21 de junho de 2014

Viagem do Executivo Pobre - Amsterdam (Parte II)

Olá pessoal !!! Nesta postagem vou continuar relatando como foi minha experiência em Amsterdam. Já iniciei a série contando como foi o planejamento para compra de passagem aérea, as dificuldades no aeroporto, processo de imigração na Europa, e finalmente, a chegada em Amsterdam.


Após a chegada no aeroporto de Schiphol, eu comprei a passagem de trem com destino a Centraal Station, pois este era o local mais próximo do hotel. Eu sempre procuro ficar nos hotéis da Rede Accor, preferencialmente o Hotel Ibis

Prefiro esse hotel, porque ele segue o mesmo padrão no mundo inteiro; ou seja, você sabe o que vai encontrar. Tem um quarto confortável, banheiro e cama limpa, e o principal: ele costuma ser muito bem localizado. Em lugares como a Europa é muito importante você estar bem localizado para poder aproveitar ao máximo a sua viagem. Lógico que o preço da diária também é um atrativo interessante, sendo possível conseguir diárias em torno de EUR30,00 até EUR50,00 - dependendo da localização do hotel e da época do ano em que pretende viajar !!! 

Antes de ir para o hotel, eu passei no centro de informações turísticas - que fica na Praça em frente a Centraal Station. Fui retirar o meu cartão turístico - um cartão que te dá acesso a todos os transportes públicos de Amsterdam (ônibus, bonde, trem e barco) sem limite de viagens e permite entrada sem precisar ficar na fila na maior parte dos museus. Fui atendido de forma muito educada por uma senhora que falava Inglês perfeito e rapidamente consegui o meu cartão.

Fui para o hotel, fiz o check-in, deixei as malas e fui dar uma volta para conhecer a cidade. Logo de cara, já tive uma surpresa: um estacionamento de bicicletas. Claro, um estacionamento de bicicletas não é nada de anormal, mas vocês já viram um estacionamento de bicicletas com capacidade de 2500 bicicletas e totalmente lotado ?


Em Amsterdam, a bicicleta faz parte da identidade cultural dos moradores da cidade. Você pode ver pais levando os filhos para escola, fazendo compras, indo trabalhar ... sempre de bicicleta. Existe vários motivos para o pessoal optar por este meio de transporte, mas pude conversar com algumas pessoas e  confirmei que entre os principais motivos está o fato de a cidade ser plana, a grande quantidade de ciclovias (toda rua tem uma ciclovia) e também o fato de a cidade ter um espaço limitado devido estar abaixo do nível do mar e ser muito difícil a sua expansão. Então, todos os moradores tem casas pequenas e, em sua maioria, sem espaço para uma garagem. Desta forma, a bicicleta passou a fazer parte do dia a dia em Amsterdam.

Outra curiosidade é a inclinação da fachada das casas holandesas. Elas sempre são inclinadas no sentido da rua e você vai ver sempre uma roldana no alto das casas. A roldana serve para içarem os móveis para os andares superiores. Os móveis entram pela janela, uma vez que as escadas são muito estreitas para tentar aproveitar ao máximo o espaço disponível no interior da casa e não tem espaço nem para os móveis passarem pela escada. As casas são inclinadas para evitar que os móveis batam na fachada enquanto são içados até o segundo ou terceiro andar.


Devido as escadas serem muito estreitas, os holandeses usaram a criatividade e colocaram uma pia no quarto em quase todas as casas. É meio estranho, mas ajuda muito quando você tem que beber água no meio da noite e não quer quebrar o pescoço descendo a escada quando está com sono. Na verdade, a utilidade desta pia é outra - eles usam a pia para conectar a máquina de lavar roupa !!! A máquina de lavar roupa fica no quarto - pouquíssimas casas tem espaço para uma lavanderia ou área de serviço, então o quarto virou a opção para lavar e sacar a roupa e já colocar dentro do armário. Prático isso, não ?

Dando uma volta pelas ruas você precisa ficar muito atento com a ciclovia e também com as linhas de tram (bonde). Se você escutar uma "buzina" de bicicleta ou do tram, pode sair da frente rápido porque dificilmente eles vão parar. Muitas vezes é difícil de ver a diferença entre a calçada e a ciclovia, então precisa ficar bem atento.

No mais a cidade é bem arborizada e você sempre tem uma paisagem legal para observar. Os canais da cidade são muito bonitos e dão um charme especial. O legal é que a água no canal vem do mar (sim, é água salgada). A cidade possui um sistema de 48 comportas que regulam a entrada e saída de água dos canais, permitindo a troca de água a cada 3 dias. Por isso, as águas do canal são sempre limpas. Claro que a multa pesada para quem jogar lixo no canal também ajuda a manter a água limpa, mas o povo já se habitou tanto a conviver com os canais que ninguém joga lixo lá - nem na calçada, quanto mais no canal !!!

Andando mais um pouco na cidade, aproveitei para provar a comida tipica local: cone de batatas fritas com maionese. É muito bom, vem um monte de batata frita (vale por uma refeição) e custa EUR1,50 - uma maravilha para quem quer economizar. Outra comida muito bacana é o arranque - um peixe bem salgado que você come cru. É bacana provar e ver como funciona a culinária local.

Alias, em um restaurante eu vi uma placa oferecendo um emprego de garçom. Como já trabalhei muito como garçom quando era adolescente - decidi perguntar para o gerente do restaurante como a coisa funcionava por lá. Ele me explicou que o salário minimo em Amsterdam é de EUR1.400,00 / mês para uma jornada de 35 horas semanais; mas que dificilmente alguém ganha esse salário por lá.

Apenas imigrantes ilegais (que são bem poucos) acabam pegando serviços e recebendo salário minimo oficial de EUR1.400,00. O gerente me informou que a maior parte dos empregos paga mais do que isso, principalmente depois de uma legislação que entrou em vigor em 1998, que reduziu a carga horária semanal de 40 para 35 horas - isso fez com que as empresas preferissem contratar dois profissionais por meio período (20 horas cada período) e ter 40 horas trabalhadas do que contratar um profissional em período integral e ter apenas 35 horas trabalhadas.

Com isso, o numero de empregos aumentou e causou escassez de mão de obra, forçando as empresas a aumentarem os salários para atrair os profissionais mais produtivos. Também foi uma medida interessante para as famílias, pois a maior parte delas decidiu cortar alguns gastos (ajudando o governo a combater inflação e aumentar taxa de poupança interna) e ter a opção do casal trabalhar meio período (totalizando 1 salário completo) e tendo outro meio período para se dedicar ao lazer e outras atividades, ganhando em qualidade de vida.

Esses holandeses são inteligentes mesmo !!!

12 comentários:

  1. uau, caretiei com o preco do cone e do salario minimo

    brasil do krl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sonny !!! Dá para fazer uma viagem legal e economizar bastante com relação a alimentação. Nas proximas postagens vou fazer uma lista dos pontos turisticos que visitei e colocar umas dicas para nao pegar fila e economizar no ingresso e também umas dicas de como economizar na alimentação. Espero que ajude a galera que está pensando em viajar.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Esse lugar tem que estar no meu destino um dia. Post foda EP!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que voce gostou, anon !!! Vou ainda falar um pouco mais sobre Amsterdam e tenho outras cidades que visitei que me chamaram a atenção pela cultura e formas diferentes de enxergar a vida. Se o pessoal gostar, eu falarei também sobre elas no futuro.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. EP,

    Muito bacana o seu relato! Infelizmente ainda não conheço nenhum país do exterior. Pretendo visitar no futuro pelo menos o Uruguai, Chile, EUA, Canadá, Portugal e demais países da Europa, Rússia, Japão, China e a Austrália. Além da Holanda, para quais outros países você já foi?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IL - que bom que gostou da postagem. Eu irei ainda pretendo relatar os pontos turísticos que visitei na Holanda, irei falar um pouco sobre o tema da prostituição e drogas por lá e tentarei fazer um resumo com os custos da viagem e dicas para economizar por lá.

      Respondendo a sua pergunta - considerando viagens a trabalho e viagens de turismo eu conheço até o momento 7 países: Holanda, Belgica, França, Inglaterra, Alemanha, Argentina e Coreia do Sul ...

      Se o pessoal que acompanha o blog gostar da serie sobre viagens e achar interessante; eu pretendo também falar sobre todos estes outros lugares que visitei.

      Talvez eu tenha uma outra viagem profissional no final do ano para os USA - estou bastante ansioso por ela e acho que será legal dividir a experiencia com todos por aqui. Vamos torcer para dar tudo certo.

      Obrigado pela visita e um grande abraço,

      Excluir
    2. Continue relatando sim EP, gosto muito de ler sobre viagens para o exterior.

      Abraços.

      Excluir
  4. Olá EP,
    Acho bem interessante essa natureza de postagens. Já tive a oportunidade de conhecer diversos países da Europa e fiquei curioso para saber mais sobre a sua experiência na Coréia do Sul. Um país que saiu de uma situação bem similar a do Brasil a poucas décadas atrás mas conseguiu crescer e prosperar de maneira muito mais acelerada que nós.
    Abraço
    Green Future

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Green Future - obrigado pelo comentário. Eu vou ainda relatar sobre os pontos turisticos de Amsterdam e também tentar fazer um memorial de calculo da viagem com algumas dicas de economia - e vou começar a trabalhar em atualizações sobre a Coreia do Sul. O pais é realmente fascinante e a cultura oriental é muito diferente da nossa - mesmo em Seul, que é uma cidade muito grande e parecida com São Paulo; você nota uma forma diferente de enxergar a vida por lá.

      Claro que tem o outro lado como o excesso de cobrança e pressão social que existe na sociedade sul-coreana; mas falarei mais sobre isso em um post especifico.

      Obrigado pela participação e pela sugestão de postagem.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Muito bom seu post sobre Amsterdan.
    Li a parte 1 e a 2 (essa aqui).

    Pretende dar continuidade a essa série e fazer sobre outro país?

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Serei Milionario - que bom que voce deixou esse comentario por aqui.

      Eu, particularmente, prezo muito a experiencia que obtemos com viagens e vivencia com outras culturas e por isso decidi dividir isso aqui no blog, apesar do tema principal ser finanças. Eu tenho mais duas postagens para encerrar a serie sobre Amsterdam - uma com um resumo das atrações turísticas que eu visitei por lá e outra com o detalhe dos custos, comparativo de preços e de quanto se gasta para fazer uma viagem similar.

      Pretendo sim continuar com a serie sobre viagens e tenho outros destinos para abordar: Paris, Londres, Bruxelas, Buenos Aires, Seul, Frankfurt, Munique e várias outras cidades da Alemanha.

      Vou estruturar as novas postagens sobre esses outros destinos .... mas no final de semana, já colocarei os posts que faltam sobre Amsterdam.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Excelente!
      Sua forma de escrita também é muito boa, envolvente.

      Estarei de olho aqui no blog para acompanhar as novas postagens.

      Abraço!

      Excluir