segunda-feira, 13 de abril de 2015

Rendimentos da Carteira FII - ABR/15

Olá pessoal - tudo bem ?

Como voces sabem, eu venho priorizando os aportes em FII´s nos ultimos meses, a fim de criar um fluxo de caixa mensal e aproveitar a recente queda nos preços de compra dos FII´s. Esta queda ocorreu em boa parte devido a "fuga" de capital em busca dos juros atrativos oferecidos pelos titulos do governo, uma vez que a conta da irresponsabilidade do governo nos ultimos anos finalmente chegou e agora o ajuste tem que ser feito as pressas. 
No Brasil, um dos unicos remedios conhecidos para combater a inflação é elevar a taxa de juros; que realmente é um remédio eficiente mas que deveria ser usado em conjunto com outras medidas, tais como: a redução das despesas por parte do governo, a simplificação do regime tributário, etc... Porém, enquanto o governo não acerta as contas, vamos aproveitar essa taxa de juros mais alta e também o desconto nos FII´s.

Eu aproveitei este final de semana e verifiquei como está o retorno dos meus FII´s e como está o retorno da carteira como um todo. Depois que consolidei os numeros, decidi dividir os resultados com voces. No geral, este é o resultado da carteira:

RNGO11 - yeld 1,01% a.m. (Este fundo está com um retorno excelente e tem uma taxa de vacancia muito baixa, apesar de estar localizado em uma região critica, que é a região de Alphaville - São Paulo).

BBPO11 - yeld 0,79% a.m. (Este fundo é o lastro da minha carteira, devido a segurança que o inquilino representa. Exatamente por este motivo, o retorno é um pouco mais baixo, mas ainda assim bem atrativo).

AGCX11 - yeld 0,79% a.m. (Este fundo faz par com o BBPO11 e formam a base defensiva da minha carteira. Tudo o que foi dito sobre o BBPO também se aplica ao AGCX).

KNRI11 - yeld 0,82% a.m. (Fundo que apresenta excelente gestão e bons imoveis em multiplas localidades. Entrou na carteira com o objetivo de ajudar na diversificação no setor de escritórios e logistica; e vem se mostrando um bom fundo. A taxa de vacancia é baixa e os contratos sao de longo prazo).

FCFL11 - yeld 0,78% a.m. (Fundo do setor de educação que entrou na carteira devido a atratividade do imovel e o contrato atipico com vencimento em 2035).

HGRE11 - yeld 0,90% a.m. (Fundo bem diversificado com diversos imoveis em diferentes Estados do Brasil. O fundo também possui uma taxa de vacancia baixa, devido principalmente a qualidade dos imoveis e tem contratos de longo prazo com a maioria dos clientes).

HGLG11 - yeld 1,22% a.m. (Fundo do setor logistico que entrou na carteira buscando aprimorar a rentabilidade. O fundo possui bons imoveis e grandes clientes corporativos com contratos de longo prazo).

Até o momento, esta é a minha carteira. Ainda tenho outros ativos já estudados e prontos para entrar na carteira e a medida que for fazendo os aportes mensais, eu vou incluindo os novos ativos até chegar na minha "carteira planejada".

Considerando o rendimento da carteira de FII como um todo - estou obtendo um yeld de 0,87% a.m.

Este mês eu atingi um valor que representa 15,8% das minhas despesas. Agora é seguir em frente com os aportes e balanceamento da carteira para colher os frutos no futuro.

Um grande abraço a todos.

11 comentários:

  1. Gostei da carteira, valeu - vou dar uma olhada em HGRE11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado GT - acho uma carteira um pouco defensiva, mas eu prefiro desta forma. HGRE é um fundo interessante, possui boa diversificação de imóveis e boa diversificação regional.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. O percentual de atingimento da sua IF tá muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade TL - mas isso se deve ao fato de que minha "inflação pessoal" é muito baixa. Isso devido a diversos ajustes que faço cada vez que tenho um aumento de custo. Vou tentar detalhar um pouco mais na próxima postagem.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Muito bom!
    Estou comprando FIIs todo mês, aproveitando tb algumas ações que subiram bem (PSSA, BBSE, UGPA) vendendo um pouco e comprando mais FIIs. A ideia é estar semi-aposentado em 2025 e totalmente I.F em 2035.
    Vamo que vamo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o plano - de acordo com o meu planejamento em 2020 eu irei tirar um periodo sabático e pretendo viver fora do país por um periodo de 01 a 02 anos (sem necessidade de trabalho). Depois disso, continuo com aportes menores para semi aposentadoria em 2027 e IF em 2037. Nosso plano é bem parecido e acredito que a diferença de 02 anos é devido ao sabático que pretendo tirar. Nessa sabatico irei apenas reinvestir os dividendos / alugueis; mas não farei aportes.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Esses pagamentos mensais dos fundos imobiliários são ótimos mesmo.....o meio do mês se concentra a maioria dos meus recebimentos....estou recebendo duzentos reais ao mês dos fundos imobiliários..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é BF - eu também estou bem satisfeito com os rendimentos e com as oportunidades que estão aparecendo em FII´s. Como a tendencia da taxa SELIC é de alta pois o governo precisa combater a inflação; deve aparecer oportunidades interessantes no Tesouro Direto e também nos FII´s.

      No Tesouro Direto podemos garantir taxas de juros elevadas no longo prazo e com o aumento da SELIC as cotas de FII sofrem e podemos comprar mais cotas com o mesmo dinheiro - logico que temos que analisar bem o FII para montarmos uma carteira equilibrada; mas acho que vale a pena investir nesta modalidade.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Legal executivo. Comecei em FIIS há bem pouco tempo e minha carteira é praticamente de ações. Pretendo no futuro aumentar minha posição em FIIS para uns 30% para aumentar meu fluxo de caixa.
    Coloquei seu blog no meu blogrool se puder me dê um força.

    Abraços

    www.mrdividendos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MR Dividendos - blog adicionado e seja bem vindo.

      Na minha composição de carteira, pretendo chegar em R$100K aplicado em FII neste ano - o que irá correponder a aproximadamente 50% do patrimonio.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Executivo, pra quem nunca investiu ( mas ja estudou demasiadamente sobre o assunto ) e quer começar eficazmente mas tendo um fluxo de caixa do FII crescente a cada mês, mesmo que seja de 1 em 1 real. Essa pessoa deveria chegar na caixa econômica com quanto semana que vem pra iniciar a jornada pelos ganhos compostos e pela independência finânceira frugal (radicalmente vagabond style lol ) ????

    ResponderExcluir