quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Atualização Patrimonial - JAN/16

Olá Pessoal - tudo bem ? Lá vamos nós ao primeiro fechamento e atualização patrimonial no ano de 2016 - mas antes disso, acho interessante repassar brevemente os ultimos acontecimentos. 

Neste mes estive ausente do blog devido a uma viagem profissional que fiz para Espanha. Estas viagens são interessantes pois é um momento onde podemos conhecer a cultura e os costumes de outros paises. É uma oportunidade também de explorar como é a estrutura do pais, os impostos cobrados, os serviços oferecidos, questões trabalhistas e salariais, mercado de trabalho, opções de lazer, mobilidade, turismo, culinária, idioma, politica, história, etc...

Para quem está planejando morar em outro país é uma excelente oportunidade de levantar informações "in loco" e conseguir ter uma visão mais aproximada da realidade de outro país. No caso da Espanha, estamos falando de um pais com uma diversidade cultural imensa e, podemos dizer com uma boa dose de certeza de que trata-se de vários países dentro de um unico país. Eu pretendo falar um pouco mais sobre essa viagem em um post futuro; alias estou devendo atualizações sobre os lugares que tive oportunidade de conhecer, até para poder contribuir com um pouco mais de informação para aqueles que pretendem deixar a Terra Brasilis. Em breve, farei uma serie de postagens sobre os lugares que tive oportunidade de conhecer e tentarei colocar informações sobre o estilo de vida em cada um deles - apenas precisarei de um pouco mais de tempo porque as atividades do mestrado também estão a todo vapor e é preciso um pouco de malabarismo para conseguir equilibrar todas as coisas que tenho de fazer.

Ainda no campo profissional, é possivel que a empresa onde trabalho seja adquirida por uma outra empresa. Esses processos de fusão e aquisição sempre traz uma instabilidade adicional e muitos estão com medo de perder seus empregos. Claro que também tenho um receio, mas o fato de ter algum dinheiro investido me tranquiliza um pouco mais do que alguns colegas que estão altamente endividados. Neste momento, entendo que esta fusão deve mesmo ocorrer, mas o maior impacto deve ocorrer na Europa e em alguns cargos mais altos onde fatalmente haverá cortes devido a sobreposiçaõ de funções entre as duas empresas. No caso do Brasil, apenas a empresa onde eu trabalhob tem uma estrutura formada (e por isso mesmo a outra empresa quer adquirir as operações) e nao deve existir maiores impactos a não ser o de começar a trabalhar com outra cultura e ter de fazer todo o processo de adaptação e de mostrar resultados novamente para "criar" uma imagem profissional e uma identidade dentro da empresa. Apesar de esta atividade ser muito chata e com alto nivel de stress; infelizmente no mundo politico que vivemos nas empresas, ela é altamente necessária. O camarada que não consegue criar uma imagem profissional positiva, pode até sobreviver no mundo corporativo, mas sempre estará correndo riscos em momento de crise.

Mas, chega de falar de mundo corporativo e vamos então ao fechamento e atualização patrimonial de Jan/16:

1 - Poupança:


Sigo mantendo a minha reserva de R$10.000,00 - que atualmente corresponde a 4 meses das minhas despesas, considerando a renda mensal dos FII´s como complemento. Não é o valor ideal, mas como eu tenho direcionado os aportes para Renda Fixa, eu tenho uma reserva adicional em caso de desemprego. 

Além disso, teria também as verbas da rescisão que me manteriam por um periodo aproximado de 12 meses, caso somada a reserva na Poupança e em LFT. Acredito que 12 meses é um bom periodo para se recolocar no mercado e não precisaria mexer nos investimentos ja realizados. E temos também o salário da Sra Executiva Pobre, que hoje é destinado para viagem e despesas com carro; mas que poderia facilmente ser destinado a manutenção e pagamentos das despesas mensais. 

Claro que teriamos de abrir mão das viagens, mas isso é um luxo que hoje praticamos e podemos abrir mão durante o momento de crise. Também como plano alternativo, eu termino o mestrado este ano e poderei passar a dar aulas e ter uma renda complementar.

No final das contas, acredito ter uma boa base para tentar atravessar 2016 acumulando mais patrimonio e criando uma carteira de investimentos mais robusta e seguir firme em busca da Independencia Financeira.


2 - Tesouro Direto:


Este mês eu direcionei o aporte (fruto de uma venda de ações que irei detalhar mais abaixo) para o Tesouro Direto. Eu adquiri mais LFT e também NTN-B Principal 2024. Pretendo manter os aportes nesta modalidade e criar uma carteira composta com 50% de cada um dos dois ativos que pretendo levar até o vencimento. Em 2024, após o vencimento dos titulos e resgate dos mesmos, verificarei para onde direcionarei o patrimonio acumulado, optando talvez por uma modalidade de Renda Fixa que gere fluxo de caixa (como os titulos com pagamento de cupom semestral) para começar a viver uma Semi Independencia Financeira.


3 - FII:


Neste mês, eu utilizei alguns alugueis recebidos em meses anteriores e aproveitei para comprar mais alguns FII´s para equilibrar a carteira. Foram adquiridos mais cotas de PQDP11 / FCFL11 / NSLU11. Como voces podem ver, foi feita a compra de ativos mais defensivos (shopping center, faculdade e hospital). Com essas novas compras devo atingir R$936,00 em aluguel mensal; o que me da um yeld aproximado de 0,93% a.m.


4 - Ações:


Conforme comentei em alguns blogs de colegas, eu desfiz uma posição de investimento em ações. Foi interessante, pois vieram diversas criticas por estar vendendo na baixa, por nao aguentar o sobe e desce da Bolsa, etc... Claro que boa parte das criticas vem por o pessoal nao saber a fundo o que motivou a venda e vou tentar esclarecer isso um pouco melhor como parte do nosso exercicio de trocar informações sobre investimentos na blogosfera. A outra parte das criticas, vem apenas porque as pessoas gostam de criticar e quanto a isso, não há nada que podemos fazer.

Eu encerrei posição em uma empresa que gosto muito (AMBEV) e fiz a venda para dar entrada em um investimento alternativo que estava estudando nos ultimos meses. Eu encerrei essa posição com lucro de 6,3% - o que não é muito; mas acredito que poderei comprar essas ações novamente durante este ano, inclusive por um preço menor. Eu acredito seriamente em uma queda maior da Bolsa e com a oportunidade de fazer este investimento que mencionarei mais adiante, não precisei pensar duas vezes em queimar esta posição e fazer caixa.

Desta forma, a carteira de ações atual é composta de CEMIG / CIELO / CCR / ULTRAPAR. Todas são empresas que me sinto confortável, mas como a AMBEV ainda apresentaria uma venda com lucro (tenho empresas na carteira que apresentam queda de mais de 60%), ela foi a escolhida para "sacrificar" para dar entrada neste novo investimento.


5 - Total:


Este mês a carteira voltou a ter rentabilidade positiva, ainda que não muito alta. A carteira fechou em +0,75%; já fruto de uma maior exposição em Renda Fixa e também a diminuição da carteira de Ações.

Neste momento, também estou diversificando e adquirindo um terreno (lote 10x25) em uma cidade do interior - espero manter este terreno e construir um pequeno ponto comercial nos proximos anos; além de poder utilizar o FGTS daqui dois anos para amortizar / quitar a compra do terreno. 

É neste investimento que foi utilizado parte do dinheiro da venda da AMBEV (a outra parte foi utilizada para compra de titulos do Tesouro Direto) - e minha intenção é poder utilizar este terreno para gerar fluxo de caixa (aluguel comercial); ou até mesmo a venda do mesmo caso eu consiga uma boa proposta. O importante é que poderei utilizar o FGTS para quitar o terreno / construir o imovel comercial; Mas farei isso apenas daqui dois anos, pois ainda preciso verificar como estará a situação economica e o risco de desemprego devido a crise.

Este investimento no terreno irá consumir os aportes até o mes de Julho. O valor recebido em alugueis continuará a ser reinvestido no Tesouro Direto para a formação da carteira. 

Uma ultima novidade (não tão boa assim) é que fui convidado para ser padrinho de casamento do meu primo. Este é um primo muito chegado e temos uma grande amizade (essa é a parte boa); mas ele vai se casar nos USA e o presente provavelmente será comprado em doláres (essa é a parte ruim). Ainda preciso ver qual será o presente para estimar o tamanho do impacto no orçamento. Tentando olhar pelo lado positivo, essa será mais uma oportunidade de conhecer diferentes lugares na Terra do Tio Sam.

Um grande abraço para todos.

21 comentários:

  1. Só acho que se a ideia é gerar fluxo de caixa com o terreno, o melhor seria um imóvel residencial.
    Acho q o fator "fluxo de caixa constante" é melhor em residências do que em lojas (que são altamente dependentes do momento econômico do país).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon - boa tarde:

      Voce tem razão a respeito do fluxo de caixa constante. A primeira ideia foi um ponto comercial, devido a localização do terreno onde tem um potencial grande para esta atividade. Claro que com o passar do tempo e uma análise mais detalhada, nada impede que uma construção residencial seja feita no local. Poderia, tranquilamente, construir dois imoveis de bom padrão neste terreno.

      Com o passar do tempo vamos planejando com mais calma e mais detalhes para acertar no investimento. A precoupação agora será pagar as parcelas até o meio do ano e depois utilizar o FGTS.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Ali no fii não tem o valor do aporte. Está correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta sim, anon. Como o valor que foi aportador nos FII´s é fruto de aluguel recebido e dividendos recebidos no ano passado; não entra como aporte - é um reinvestimento.

      Aporte é apenas o "dinheiro novo" - que infelizmente não teve neste mês.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Executivo, ví que você fez um post sobre turismo e a importância do conhecimento, dos contatos etc que uma viagem pode trazer. Você citou que não é caro fazer uma viagem internacional.
    Nunca fui pra fora do Brasil e mesmo viagens dentro do Brasil estão caras se somarmos despesas de transporte aéreo (longas distâncias) e hospedagem.
    Aí eu te pergunto: Como você consegue ir para Europa com Euro valorizado gastando relativamente pouco? Não sei se é o caso da Espanha, mas pelo que já ouvi falar países como Suiça e países Escandinavos tem custo de vida alto. Isso se aplica a maior parte da Europa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon - boa tarde. Realmente alguns paises na Europa sao muito caros (Suiça, Dinamarca, Suecia, Inglaterra, Alemanha, etc... Algumas opções de paises com custo mais baixo, temos: Portugal, Espanha, Grecia, Republica Tcheca, Hungria, Eslovaquia, Bulgaria, etc...

      Na verdade, viajar para Europa também é caro - não existe limites quando a pessoa quer gastar. O que eu disse é que existe a possibilidade de comprar passagem por preços bem acessiveis (menos de R$1.600,00 ida e volta), se hospedar em hoteis baratos em periodo fora de temporada. Mas o grande segredo para os jovens é trabalhar para ajudar a custear a viagem ... tem muitos empregos como carregador, garçom, pintor, ajudante de cozinha, entre outros. Com isso, a pessoa consegue trabalhar meio periodo e custear a viagem.

      Digo e repito que a melhor opção para um jovem que agora está pensando em começar a faculdade; seria fazer um "mochilão" pela Europa, Asia, etc... Vai agregar uma bagagem cultural enorme e fazer contatos que poderá ajudar no futuro profissional.

      Mas para não fugir da sua pergunta, eu estimo como despesa para uma viagem na Europa:

      1) Passagem Ida e Volta: R$2000,00
      2) Hospedagem (padrão Ibis): EUR50,00 - R$220,00
      3) Alimentação (1 lanche e 1 refeição): EUR30,00 - R$132,00
      4) Transporte (média diaria trem / bonde / onibus): EUR10,00 - R$44,00
      5) Ingressos (média diária museu / palacios / monumentos): EUR20,00 - R$88,00

      Total por dia = R$484,00

      Total viagem 10 dias = R$4.840,00 + R$2.000,00 (passagem) = R$6.840,00

      Não é uma viagem barata, mas com um pouco de trabalho e guardando o dinheiro de ferias, hora extra, etc... é totalmente possivel realizar este tipo de viagem.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Executivo, agradeço pela atenção em me responder. Sou mais velho que o púbico pré faculdade, do ano passado pra cá comecei a considerar a possibilidade de fazer uma viagem internacional, porém, infelizmente o Real se desvalorizou bastante e o custo da possível viagem subiu consideravelmente.
      Minha intenção era conhecer algum ou talvez alguns países da Europa viajando de trem, que pelo que pesquisei é um transporte bem acessível por lá. No leste Europeu é possível conhecer Hungria, Eslováquia, Rep. Tcheca e Austria através de trens ou mesmo de ônibus com uma certa agilidade.
      Porém os idiomas locais são um entrave considerável. Enfim agradeço pelos detalhes das informações e quem sabe num futuro próximo eu tenha essa experiência.

      Excluir
    3. Para voce que é mais velho, talvez a opção do "mochilão" não será viável. E com a desvalorização do Real, as viagens ficam mais caras - mas o Leste Europeu ainda é bem barato quando comparado com paises como Suiça, Inglaterra ou Alemanha.

      Fique tranquilo em relação ao idioma - se voce vai visitar as capitais dos paises do Leste Europeu, voce nao terá dificuldade para encontrar antendimento em Ingles. O idioma é muito mais difundido lá do que aqui no Brasil. Agora, se voce vai visitar vilarejos no interior destes paises - o idioma pode ser uma barreira.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Parabéns pelo resultado da carteira. E como anda os trâmites do seu processo de cidadania portuguesa. Continuamos torcendo.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá 4P - tudo bem ? Muito obrigado pelo seu comentário - muito bacana voce perguntar a respeito do processo da cidadania; exatamente porque minha entrevista no consulado está marcada para quarta feira (10/02). Se tudo correr bem, minha avó será contemplada com a cidadania europeia, e então meu pai e eu também teremos esta oportunidade. Vamos torcer para tudo dar certo - mas o processo está caminhando bem !!!

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Boa sorte! Abraço!

      Excluir
    3. Obrigado DH - apenas para constar a entrevista foi excelente e os dados já foram enviados para Conservatoria em Portugal. Parece que agora a coisa engrenou...rsrsrs

      Excluir
  5. Curto muito seu blog, está no meu favorito a tempos. Resolvi criar o meu agora também.

    www.viralatainvestidor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado VLI - vou dar uma passada no seu blog também.

      Muito obrigado pela visita e um grande abraço.

      Excluir
  6. Oi EP.

    Ao invés de aportar uma quantidade de dinheiro concentrado razoável em um arriscado negócio para locação (dado o cenário atual), não era melhor continuar investindo em FII e tirar o aluguel do FII? Fez isso por causa do saque do FGTS?

    Pelo seu texto, não pareceu que você tem um plano bem definido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ID - tudo bem ?

      Realmente não ficou muito claro no texto, mas voce matou a charada. A ideia aqui é poder utilizar o FGTS (que com rendimento de 3% + TR está me dando prejuizo) para quitar este terreno e depois construir para obter a renda de aluguel ou mesmo revender o imóvel, caso o mercado imobiliário consiga se recuperar parcialmente da crise que estamos enfrentando.

      Em numeros brutos, o inventimento em FII seria otima opção, mas ficar demasiadamente exposta em um tipo de ativo não faz parte do meu perfil. Eu já atingi R$100K em FII´s, e neste momento, estou ampliando a carteira de Renda Fixa. Assim que atingir o percentual em Renda Fixa, eu volto a portar em Ações e FII para ir mantendo o equilibrio da carteira.

      A meta é ter um componetne de Renda Fixa (40%) para trazer estabilidade a carteira; um componente de FII (40%) para ter fluxo de caixa mensal; um componente em Ações (20%) para ter potencial de valorização com sociedade em empresas lucrativas.

      Ainda tenho exposição em Dolar que não considero aqui, pois serão utilizados em uma futura mudança de pais ou mesmo durante as viagens que tenho planejado.

      Mas voltando ao terreno, a ideia é utilizar o FGTS para quitar o mesmos e retirar esse dinheiro que fica parado nas mãos do governo.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Olá EP, tudo bem?

    Acompanho seu blog faz algum tempo.. e decidi criar um meu também com experiências financeiras..
    Se puder dê uma passadinha lá também!

    http://pobrejapa.blogspot.com.br/

    Também sou engenheiro! e um dos posts que mais gostei foi sua saga de mudança de emprego, e os detalhes dos processos seletivos!

    Grande abraço! Vamos manter contato
    Você está favoritado e em meu roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PJ - tudo bem ?

      Em primeiro lugar, peço desculpas pela minha demora em responder. As coisas estão bem complicadas aqui no trabalho, mas queria desejar boa sorte com o seu blog - é sempre muito bom ter as pessoas compartilhando experiencias. Ja adicionei o seu blog por aqui.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. EP, acompanho alguns blogs de finanças e só hoje conheci seu blog. Vejo que tem muito material para eu dar uma estudada :)

    Cara, vi que você mudou de emprego no fim de 2014, me diz aí mais informações sobre você, seu emprego anterior, sua formação, experiência de trabalho (ou me aponta em qual postagem tem isso, caso já exista :) )

    Estou numa situação um pouco complicada, terminei Eng.Petróleo justamente em momento de crise e estou fazendo mestrado na área pois ainda acredito que a situação vai melhorar... mas o problema é que não tenho experiência no ramo. Também cogito a possibilidade de migrar para energias renováveis, caso haja maior possibilidades de ingresso... devo terminar o mestrado no fim do ano..... enquanto isso vou estudando, espero que dê frutos!

    Alguma dica? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon ... tudo bem ? Infelizmente, voce terminou a sua graduação em um momento de crise de mercado, onde as pessoas que nao tem experiencia acabam sofrendo mais para conseguir ingressar no mercado de trabalho, e muitas vezes, acabam aceitando empregos que nao oferecem um bom ambiente e tampouco a oportunidade suficiente de aprendizado.

      Quanto ao meu caso, eu desenvolvi minha carreira no setor automotivo, sou graduado em Engenharia Mecanica, pós graduado em Engenharia de Qualidade e Manufatura e estou cursando Mestrado em Administração e Finanças.

      Tive oportunidade de liderar diversos projetos e lançamento de novos produtos e isso me possibilitou trabalhar com outras culturas e aprender bastante. Espero que voce consiga um bom primeiro emprego e isso será mais facil se voce tiver dominio do idioma Ingles. Se nao tiver, acho que essa deveria ser a primeira coisa que voce deveria tentar aprimorar.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Bom dia! Obrigado pela resposta :)
      Eu concluí o curso de inglês, acho que totalizou uns 5 anos, mas já tem um tempo e não tenho total fluência... acho que vou fazer um focado em conversação agora, e talvez "re-iniciar" o alemão, fiz apenas 6 meses... enfim, o negócio é investir em conhecimento.... mas às vezes acho que não vai chegar o dia de colher, a espera é longa ehhehehe
      De qualquer forma seguimos na batalha, obrigado EP :D

      Excluir