sábado, 27 de fevereiro de 2016

Como Não Conseguir Uma Promoção No Trabalho

Olá pessoal - tudo bem ? Essa semana quero aproveitar o espaço para contar um pouco mais da parte politica do mundo corporativo e de uma decepção que eu tive com um fato ocorrido.

Para contextualizar voces lembram que eu mudei de emprego e até comentei esse processo aqui no blog, certo ? Neste meu novo emprego (que não é tão novo, pois estou nele há mais de um ano), nós detectamos a necessidade de ter uma pessoa fazendo uma análise critica do nosso orçamento e projeção de despesas futuras, já que a empresa atua muito fortemente com vendas e leilões para entregar o produto em prazo de 3 ou 5 anos; e a nossa economia pode sofrer grandes alterações em prazos como esses.

Tentando pensar mais estrategicamente, começamos a conversar com nosso chefe para estruturarmos uma area com pessoal para acompanhar mais de perto as estratégias de compras de componentes (materia prima para a fabricação do nosso produto); a estrategia de desenvolvimento de fornecedores locais; estrategia de importação frente as possibilidade de alteração de cambio; e também atuar junto ao nosso Departamento de Tecnologia para verificar antecipadamente as mudanças e novos modelos planejados e com isso antecipar a criação de estratégias no departamento de compras.

Menciono bastante o departamento de compras, porque 80% do custo do produto que vendemos está relacionado a compra de componentes; ou seja, basicamente nós "montamos" nosso produto e vendemos ao cliente final. Então, para obter uma boa margem e permitir ao nosso departamento comercial fazer ofertas de venda com preços competitivos, nós precisamos conhecer o custo de aquisição de nossos componentes não somente hoje, mas também ter uma boa previsão de quanto vamos pagar pelo item em prazos de 3 a 5 anos.

Logo que convencemos nosso chefe de que devia existir uma area fazendo este tipo de trabalho, o departamento de recursos humanos (RH) começou a procurar pessoas qualificadas no mercado, sendo que exigiam formação em Engenharia (para ter conhecimento tecnico do produto), experiencia em apuração de custos, orçamento financeiro, experiencia no departamento de compras de grandes insumos, pos graduação em administração ou finanças, minimo de 05 anos de experiencia em posição gerencial, ingles, espanhol, etc...

Obvio que com todas estas exigencias, depois de tres meses nos informaram que nao haviam conseguido encontrar nenhum candidato qualificado para fazer uma entrevista. 

Decidiram então aumentar a oferta salarial e os beneficios para tentar atrair potenciais candidatos. Também não obtiveram bons resultados, pois os candidatos que foram pré-selecionados não obtiveram um bom desempenho na entrevista com os lideres que não são brasileiros. No momento da entrevista em Ingles, a coisa complicou e nenhum candidato conseguiu se destacar.

Decidiram, novamente, aumentar a oferta salarial e beneficios oferecidos - e o cargo se tornou atrativo para uma possivel movimentação interna, pois o salario oferecido estava, em média, 20% acima dos salários das pessoas da mesma posição.

Logo pensei que tinha ali uma oportunidade de aumentar meu salário (e meus aportes) se conseguir assumir essa nova area e ainda poderia ter um destaque para promoções futuras, pois será uma área que terá uma posição estrategica e muito contato com presidencia e executivos da matriz.

Comecei então a mostrar como eu controlo o orçamento e defino as estrategias da minha area (uma das areas dentro de compras) e meu chefe percebeu que somente a minha area tinha os custos sob controle, tinha um orçamento enxuto (muitos dos meus colegas colocavam uma folga enorme nos orçamentos para poder atingir meta e garantir bonus) e uma previsao dos custos para os próximos anos. Também começou a aparecer a aplicação pratica de estrategia de compras, como quando desenvolvi alguns fornecedores locais para componentes criticos em termos de abastecimento, ou ainda, o fato de termos convencido nosso fornecedor da Alemanha a abrir uma empresa no Brasil para nos fornecer diretamente o componente mais caro no orçamento, eliminando assim a exposição cambial pois passei a pagar em moeda local.

Como eu esperava, meu chefe me abordou com o convite para assumir a nova area e implantar essas práticas que tinha estabelecido com a minha equipe para o departamento inteiro. Neste momento fiquei feliz e imaginei o novo salário e os beneficios pois todos os outros executivos sabiam as ofertas que o RH estava fazendo no mercado para atrair profissionais.

Mas sabemos que esse é um jogo perigoso então nao demonstrei a animação e pedi algum tempo para pensar, pois envolveria maiores responsabilidades e teria de conciliar com o mestrado e outras atividades e também valorizei o trabalho da equipe e disse que, caso aceitasse a oferta eu precisaria levar tres dos meus funcionários atuais para essa nova equipe que seria formada.

Pedi então para meu chefe esperar uma semana e conversariamos novamente para tomar uma decisao final. Ele aceitou e então fiquei contente e comecei a planejar na minha cabeça como faria para estruturar a nova area e mostrar um bom trabalho, além de conseguir promover tres dos meus melhores funcionários na equipe atual.

Quando havia passado somente dois dias do prazo que eu pedi, alguns colegas mostravam um comportamente diferente comigo e eu já fiquei "com a pulga atras da orelha". Até que na hora do almoço, um colega de outra area me convidou para almoçar e então me deu os parabens. Eu nao entendi e perguntei o porque dos parabens e ele mencionou que eu iria assumir a nova area estrategica da empresa. Logo pensei - como ele sabe disso ? E ele me contou que todos no departamento dele ja estavam sabendo.

Após o almoço fui então falar com meu chefe. Ele me disse então, na maior cara de pau, que ele ja havia levado a proposta ao presidente da empresa e ele tinha gostado muito da indicação do meu nome e aprovado a criação da nova area e meu nome como executivo desta nova area.

Fiquei chateado porque meu chefe "atropelou" as coisas e eu nao tinha mais a opção de recusar a oferta, já que ele havia aprovado com o presidente. Mas logo lembrei do salário e beneficios que estavam senjdo oferecidos ao mercado e a chateação sumiu.

 Meu chefe começou o discurso padrão sobre oportunidade, sobre crescimento de carreira, sobre como ele se preocupava com a equipe, etc... e logo depois mencionou que assim que possivel, assim que eu começar a entregar bons resultados na nova area ele iria tentar um aumento de salário.

Como é que é ? Ele tinha levado meu nome para o presidente , mas nao tinha levado a aprovação do novo salário? Ou seja, eu terei de fazer o trabalho, ter uma responsabilidade ainda maior, e ele nao aprovou um salário que ja estava sendo oferecido para qualquer um que fosse contratado ?

Nessa hora senti não só a chateação mas muita raiva também. O jogo dele ficou claro - ele levou meu nome para o presidente pois sabia que se ele aprovasse eu nao teria como recusar; pois teria de explicar ao presidente o porque eu nao queria uma "oportunidade" como aquela e ficaria queimado parecendo ser um executivo que nao quer novas responsabilidades e que está acomodado. Com isso, ele nao levou a aprovação do meu aumento e conseguiu fazer uma media com a presidencia e RH, criando uma nova area sem custos adicionais ao orçamento da empresa.

Como nao adianta de forma nenhuma voce entrar em uma discussão direta sobre coisas que ja estão decididas; eu decidi aguardar o anuncio formal da minha "promoção".

Assim que foi anunciado eu fui falar com o presidente e chamei ele para tomar um café, pois seria uma boa oportunidade de conversar e eu saber diretamente dele o que ele esperava da nova area. Durante o café, na medida que ele foi falando da nova area e de como seria muito importante essa função para a empresa, eu aproveitei e disse que exatamente devido a importancia da area e pelo fato de trabalhar envolvendo diversos departamentos, o ideal seria que esta nova area reportasse diretamente ao presidente. Ele adorou a ideia e aprovou naquele mesmo momento.

Desta forma, eu pelo menos garanti que os bons resultados que eu pretendo entregar, serão reportados diretamente ao presidente, e meu antigo chefe nao vai ficar com as "glórias"para ele. 

Foi muito legal quando anunciaram essa mudança e eu fiquei olhando para a cara do meu antigo chefe e percebi ele morrendo de raiva. Ele veio falar comigo depois e perguntou como aquilo tinha acontecido e eu falei que ele tinha vendido a ideia tão bem para o presidente que ele enxergou a posição estrategica e decidiu criar esta nova area reportando diretamente para ele. O meu antigo chefe quase morreu de raiva naquela hora.

Eu fiquei sem meu aumento, mas ele também ficou sem a opção de mostrar resultados usando o meu trabalho. Provavelmente eu consigo meu aumento ainda esse ano, cao consiga mostrar bons resultados, mas ele agora será somente cobrado pelas estrategias que o time dele nao desenvolve e eu serei o cara que ira apontar os erros - além disso, consegui trazer nao somente tres mas cinco dos meus antigos funcionários, com aumento de salário para tres deles.

Então, esta é uma lição para todos de como não conseguir uma promoção e de como as coisas acontecem no mundo corporativo.

39 comentários:

  1. Minha nossa que jogada de mestre, maquiavel puro. Brilhante parabéns.

    Vejo isso direto também na minha empresa, politicagem pura, joguetes. Eu fico vendo tudo isso e pensando em como o jogo de poder é nojento, as pessoas não querem trabalhar elas querem fazer marketing pessoal pra manter seus empregos.

    Bom, parabéns meu caro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pobreta - muito obrigado pelo comentario. Realmente o nivel de "politicagem", no pior sentido da palavra, dentro das organizações é muito alto - fica muito dificil fazer o seu trabalho, sempre tem alguem tentando ter alguma vantagem em cima de voce.

      Fiquei chateado com o meu ex-lider por ele ter levado a ideia sem ter o meu consentimento final e sem ter se preocupado em negociar o salário (que ja estava sendo oferecido ao mercado), trazendo apenas a responsabilidade e levando credito no meu lugar. Além disso, ele que divulgaria os resultados que o meu time conseguir ...

      Fiquei pensando em uma maneira de sair menos prejudicado e essa que contei no post foi a que melhor encontrei ... nao levei o aumento agora, mas também ele nao vai ganhar nenhum credito pelo meu trabalho.

      Espero que o ambiente no seu trabalho melhore e que os chefes parem de importunar, deixando ao menos voce cumprir seu horario regular e ter um pouco de vida fora da empresa.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Exec agora tenho certeza que suas postagens sao fake. Um profissional na sua posição JAMAIS publicaria um caso assim com esse nível de detalhes, por saber que seria facilmente identificado e certamente teria problemas na carreira.

    Belo fake, tenho pena de quem acredita nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - boa tarde. Entendi o seu posicionamento, apesar de ele nao ter sentido - mas, apesar de nao precisar dar nenhuma justificativa, acredito que vale a pena incentivar o dialogo, ja que voce nao me ofendeu e colocou suas ideias de forma respeitosa.

      Ao seu ver um profissional na minha posição jamais poublicaria um caso assim com esse nivel de detalhes por saber que sria facilmente identificado e teria problemas na carreira.

      Bom, em primeiro lugar eu duvido muito que meu chefe seja uma das pessoas que frequentam o meu blog. claro que sempre existe essa possbilidade, mas ela é muito remota.

      Não acredito que tenha dado tantos detalhes assim. Nao informei o meu cargo, nao informei a empresa onde trabalho, nem mesmo onde ela é localizada. A unica coisa que voce sabe (isso se der o trabalho de acompanhar o blog) é que eu trabalho no setor de energia eolica. Eu consigo facilmente lembrar de umas 16 empresas que atuam diretamente neste setor e mais umas 40 que atuam de forma indireta - acho que seria um pouco dificil (apesar de nao ser impossivel) alguem conseguir me identificar.

      Além disso, partindo do principio da sua acusação de que o relato é falso. O que eu ganharia exatamente com isso ? Repare que nao tenho nem mesmo publicidade no meu blog para poder ganhar com um possivel aumento de audiencia. Então, nao consigo enxergar um motivo para perder meu tempo inventando um relato para nao ter nenhum ganho com isso.

      A unica coisa que posso fazer é te assegurar que o relato é verdadeiro, mas nao posso te fazer acreditar nele. Se voce viu algo no texto que voce pode tirar de lição ou achar util de alguma forma - fico feliz. Se voce continuar achando que passo meu tempo escrevendo relatos falsos, infelizmente nao tenho como provar para voce que eles sao verdadeiros, assim como voce também nao tem e nao apresentou nenhuma prova de que sejam falsos.

      Espero que voce continue frequentando o blog e comentando para podermos debater e evoluir. Se tiver alguma pergunta que eu possa responder (preservando a minha identidade obviamente) ficarei feliz em fazer isso.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. É isso aí anônimo 12:52 , esse malandro se entrega a cada post. Tudo fake. Que triste deve ser a vida dele, inventar essas baboseiras pra se sentir importante.

      Excluir
    3. Meu Deus, haters até aqui...
      O que o cara ganha com isso, além dele ser extremamente educado e polido com vcs.
      E.P - sensacional o post, muito legal vc compartilhar.
      Grande Abraço

      Excluir
    4. Sou o anon que começou a discussão. Obrigado pela resposta mas se vc realmente escreve a verdade, pare imediatamente de escrever isso no blog. É viagem pra alemanha, assumir nova posicao em uma equipe nova na empresa, e até fazer mestrado faz. Nao deve ser nada dificil alguem do seu convivio te conhecer.

      Se a sua ideia de alivio é dizer que "seu chefe dificilmente vai ler esse blog", sugiro vc começar a se preocupar mais com todo e qualquer funcionario da empresa q vc trabalha, fornecedores e até conhecidos proximos.

      A historia continua muito mal contada, mas pelo menos agora acho q vc foi convincente o suficiente para me fazer acreditar q vc eh somente uma pessoa bem inocente. Entao, apenas pare de escrever essas coisas.

      Excluir
    5. Anon 18:13 - bom dia. Como faço questão de responder a todos que deixam um comentário aqui (já que usaram uma parte do seu tempo para isso) também vou responder a sua mensagem, apesar de ela ser extremamente desrespeitosa.

      Neste blog nao vou fomentar discussoes sem base de argumentos. Se voce acha que sou fake e que me entrego em cada um dos posts, apresente provas. Caso contrário, nao se de nem ao trabalho de comentar pois voce vai perder minutos preciosos da sua vida em algo que para voce é falso - nao vejo nenhum sentido nisso.

      E apenas para minha resposta nao ficar vazia, quero te dar um conselho. Cuidado com o que escreve e com o seu tom - obviamente isso nao vai ter nenhuma consequencia aqui no blog (talvez somente seus comentários nao serem mais publicados); mas isso pode te trazer consequencias na sua vida profissional. Ninguem gosta de trabalhar com pessoas desrespeitosas; mas acredito que pelo conteudo do seu comentario, voce ainda deve ser uma pessoa jovem, então dá tempo de corrigir essa caracteristica para que voce possa trilhar um caminho de mais sucesso.

      Um grande abraço,

      Excluir
    6. Olá Pobre Catarrento - bom dia.

      Pois é, infelizmnte temos pessoas sem conteudo (como o anon hater) em todos os espaços, inclusive e principalmente na Internet. Mas pelo menos vejo que a postagem atingiu o seu objetivo e o publico desejado com os comentários dos demais colegas da blogosfera.

      O intuito é apenas demonstrar que mesmo quando voce está indo bem no trabalho e entregando resultados, uma aparente promoção pode se tornar uma puxada de tapete; e precisamos saber conviver com essas situações.

      Um grande abraço,

      Excluir
    7. Nao fui de forma alguma desrespeitoso. Enfim, se a única coisa que vc tirou de minha mensagem é que fui "desrespeitoso", vc continua cego para o fato que divulga desnecessariamente uma quantidade imensa de informações que podem facilmente te identificar.

      Mas é isso aí, a vida é sua e o blog é seu. Gerencie-os da maneira como achar melhor. Tentei ajudar.

      Excluir
    8. Anon 08:44 - bom dia. Entendo o seu posicionamento e a preocupação em relação a identidade - sei que isso é critico na Internet e já tivemos casos de colegas que tiveram a sua identidade revelado e perdermos conteudo muito bom, pois foram obrigados a parar com o blog - como foi o caso do Mobral.

      Acredito mesmo ue hoje estou no limite de informações que posso divulgar para tentar passar o maximo possivel nas postagens e cruzar essa linha pode causar a descoberta da minha identidade, o que em um pais como o Brasil é sempre um problema.

      Veja voce a questão das viagens por exemplo. Obviamente nao coloco as viagens na ordem e no momento que elas aocnteceram - algumas viagens que tenho para contar para voces aconteceram há mais de 3 anos. E essa tema especifico acho que é muito relevante pois adoraria poder influenciar algum jovem a fazer um mochilão e conhecer novas culturas, obviamente trabalhando para se sustentar enquanto faz o mochilão, como forma de aprendizado e mesmo obter experiencia relevante para o mercado de trabalho (o pessoal de RH adora esse pesosal que vai conhecer novas culturas e experiencias). Acho que se eu divulgar o maximo de informações possivel no meu blog sobre como é determinada cidade, as peculiaridades, gastronomia, arquitetura, historia, etc... talvez algum jovem possa se motivar e tentar um mochilão ao inves de entrar no primeiro curso que aparecer pois precisa urgente ter nivel superior.

      Mas obrigado pelas dicas e vou tomar cuidado em relação a minha identidade. Seus comentários de forma respeitosa como colocou, serão sempre bem vindos.

      Um grande abraço,

      Excluir
    9. Eu sou o anon 12:52, 08:44 e 10:55.
      Perdão pela minha mensagem em 10:55. Achei que tivesse sido voltada ao meu comentário de 08:44, porém depois percebi q vc se referia ao anon 18:13. Em todo caso, continua a mensagem de cuidado ao revelar as informações. Elas podem ser úteis a blogosfera mas podem acabar te identificando.

      Excluir
    10. Anon 10:55 - relei novamente sua mensagem anterior que segue abaixo):

      "É isso aí anônimo 12:52 , esse malandro se entrega a cada post. Tudo fake. Que triste deve ser a vida dele, inventar essas baboseiras pra se sentir importante."

      Voce acha mesmo que nao foi desrespeitoso ? Chamar alguem de malandro e acusar de postagens fakes nao é desrespeitoso ?

      Nao tirei somente isso da sua postagem. Também tirei um conselho para voce, mas da mesma forma que o blog é meu e gerencio como quiser; a vida também é sua e voce vive como quiser - mas se refletir sobre sua postura (assim como vou refletir sobre as informações que divulgo) acho que voce vai conseguir caminhar um pouco mais rumo aos seus objetivos.

      Um grande abraço,

      Excluir
    11. Opa falha tecnica anon 12:52; 08:44 e 10:55 ... peço desculpas, mas o comentario foi direcionado para o outro anon (o que me chamou de malandro...rsrsrs). Essas confusões acontecem quando temos comentários como anon.

      Se voce achar interessante, cria um nickname e coloque no final do comentario (mesmo como anon) apenas para facilitar qual é o anon que está comentando. Desculpe novamente a confusão.

      Um grande abraço,

      Excluir
    12. Sem problemas. A falha foi minha mesmo em nao identificar corretamente para quem vc estava respondendo.

      Excluir
  3. Bom Dia,
    Aprendi muito com teu relato, obrigado por compartilhar. Agora, quando a possibilidade de vc ser identificado no local de trabalho, como relatou um passante por aqui, a única coisa que podem te "acusar" é: ele é competente. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon, bom dia.

      Eu que agradeço a visita e comentário. Alguns colegas nas postagens acima estavam me alertando para o perigo de ser identificado. Vou tomar mais cuidado com isso, pois pode trazer transtornos indesejados, vide o caso do colega Mobral que teve até de excluir o blog dele.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. O correto no seu ver seria aceitar o aumento de prontidão ou ir ao presidente direto, logo após falar com o seu chefe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon, eu nao entendi bem a sua pergunta. Mas acredito que o correto seria terem me oferecido o mesmo salário que estavam oferecendo para tentar achar um profissional no mercado; ou ao menos, uma promessa de após alguns meses e com determinados resultados o salário seria equiparado.

      Nao faz diferença ter como chefe o presidente ou o meu antigo chefe - nao tenho este tipo de ilusão. Para qualquer um dos dois eu serei um profissinal importante enquanto estiver dando resultados, uma seuqencia de maus resultados e com certeza estou na rua. Infelizmente, a vida profissional é assim e temos de tentar sobreviver a estas "armadilhas" da melhor maneira possivel.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Olá

    Muito legal a postagem, poste mais coisas do gênero.
    É bom pra ficar consciente do mundo real e perder um pouco a ingenuidade.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon - muito obrigado pelo seu comentário. Vou tentar dar um foco ao blog para esses meandros do mundo corporativo e também a outro assunto que acho muito importante que são as viagens de baixo custo (trabalhar enquanto viajar) para se conhecer outros lugares e culturas. Infelizmente, esta dificil ter tempo para conciliar todas as atividades, mas vou tentar continuar escrevendo com alguma frequencia.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Um aumento do seu salário representa uma diminuição da margem de lucro da sua empresa e este foi um motivo forte para não terem aumentado agora. Vc terá duas etapas a vencer, a primeira será concretizar o projeto e demonstrar os resultados. A segunda será brigar pela maior remuneração a partir dos resultados obtidos.

    Sobre o ocorrido com seu chefe, infelizmente situações como esta ocorrem todo dia. Este é um dos motivos pelo qual já tenho 40 anos e nunca trabalhei como empregado de uma empresa. Não teria paciência para lidar com estes comportamentos pouco sadios.

    Desejo sorte no novo departamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá UO - bom dia. Voce está certo, situações assim acontecem com muita frequencia e o fato de voce nao ter chefe é uma dor de cabeça a menos. Claro que voce passa a ter outras dores de cabeça, mas ao menos trabalha e investe no seu negocio - acho isso muito legal.

      Quanto a questão da margem de lucro, podemos interpretar de diversas formas. Em detemrinado momento, eu implantei um projeto que resultou em redução de custo para a empresa e aumentou a sua margem de lucro - então esta é uma conta que muda a cada dia. O ponto é que esta novo salário ja estava considerado no orçamento da empresa para contratar um profissional no mercado, logo já estava previsto no plano financeiro. Claro que quanto mais a empresa economizar será melhor, mas este equilibrio entre resultado e remuneração é importante.

      Agora me resta atingir os resultados (ou até superar as metas) e então voltar e discutir a remuneração - o problema é que se voce nao consegue negociar a sua remuneração no inicio de uma nova atividade, depois é semnpre mais dificil. Mas quem disse que a vida seria fácil ? rsrsrs

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Conseguiu sair pela tangente executivo, boa sacada!

    O mundo corporativo é cruel e se a pessoa não tiver jogo de cintura é passada para trás rapidamente.

    Aguardo ansioso pelo desenrolar e dos acontecimentos das suas novas atribuições.

    Temos muito a aprender com voce e com os demais colegas.

    Obrigado por compartilhar sua visão.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mestre dos Centavos - tudo bem ? Muito obrigado pelo seu comentário e realmente o mundo corporativo é cruel, por isso quero tentar sair dele até os 45 anos de idade. Ao menos sobra algum tempo (se eu nao morrer cedo) para levar uma vida com muito mais tranquilidade. Claro que ate os 45 anos tenho de tentar equilibrar as coisas, mas infelizmente o ambiente é muito agressivo e coisas como essas que contei no post acontecem sempre.

      Quero ver se nos proximos posts comento algo que vem acontecendo com alguns colegas que trabalham na industria automotiva e o que estão sofrendo com a crise e com chefes totalmente desequilibrados.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Ola EP.

    Nossa, excelente texto, sao textos assim que contribuem para a blogosfera e me fazem acompanhar.

    Estou em epoca de avaliacao do ano anterior, as promocoes que irao surgir ao longo do ano, e a velha politicagem correndo solto.

    Eu sou um profissional que da resultados, faco pouco marketing e nao tenho perfil para ficar fazendo jogos politicos, mas, neste ano, depois de um excepcional 2015 de muitos resultados, se nao colocarem meu nome na fila da promocao, penso em mudar a minha estrategia, ser um marketeiro mesmo, trabalhar o minimo possivel e delegar o maximo.

    Sobre seu caso, achei excelente a sua jogada, se voce fosse se reportar ao seu chefe ele colheria os resultados, e teria acesso direto ao presidente.

    Parabens, o aumento tera que vir sim!

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VDC - bom dia. Muito borigado pelo seu comentário. Voce ja faz algo bem legal que é o negocio paralelo de construção. Meu pai fez isso durante um tempo e gostou bastante, talvez no futuro ele retorme e eu aproveite para embarcar nessa com ele. Por hora, estou adquirindo um terreno no interior do Estado e decidirei se irei construir para revender ou irei focar em aluguel. Mas, de qualquer forma, acompanho seu blog e gosto muito do seus planos.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Caraca no início eu pensei no amadorismo gigante do teu chefe. Depois eu vi quanta canalhice dele em não falar pro presidente o Aumento. Caraca que raiva ver que o cara não pensou no teu bem. Ele queria é ter glória no triunfo dos outros.
    Tua jogada foi de mestre. Vc foi homem e teve sangue frio pra virar o jogo.
    Parabens meu caro.
    Abracos,
    S&P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá S&P - tudo bem ? Pois é - infelizmente temos muitos casos de lideres que se comportam desta forma. Nao tenho ilusoes quanto a isso, sei que serei importante somente enquanto der resultados e cada vez mais as empresas se comportam dessa forma.

      A nossa unica arma é tentar sobreviver neste tipo de ambiente e buscar as reservas financeiras e investimentos para poder estabelecer limites na empresa e , caso voce seja demitido, poderá arrumar uma outra ocupação sem o desespero das contas vencendo todo mes.

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. interessante... É muito ruim ter que passar por situações como estas, me senti mal só em ler esse relato. Contudo, parabéns pela sacada que você teve no final e ter conseguido ter ganhos de outra forma que não fosse salarial.
    Entretanto, compartilho do que alguns colegas falaram acima, eu me preocuparia sim em divulgar esse tipo de coisa, não seja ingênuo achando que ninguém nunca vai ler isso e associar esse texto a você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anotações - bom dia. Quanto a parte da minha identidade, os colegas alertaram e vou procurar me policiar um pouco mais para nao correr riscos desnecessarios.

      Quanto a parte dos ganhos eu vou te dizer uma coisa - tanto faz quem é o seu chefe ... pode ser o presidente, pode ser o diretor, o gerente, o analista, o porteiro, o presidente dos USA. O que interessa mesmo é o salário e beneficios, pois é com eles que voce vai conseguir planejar sua vida e fazer seus investimentos.

      Nao adianta nada ter um cartão de visitas com um titulo maravilhoso e ter um salário abaixo da media de mercado. Tem sempre que procurar converter resultados em remuneração; e é isso que me resta agora - tentar mostrar resultado e procurar esse aumento ainda este ano.

      Mas claro que essa mudança na estrutura me ajuda a mostrar os resultados diretamente para a pessoa que pode me dar o aumento. mas sem perder o foco de que em 2016 o importante é se manter empregado.

      Um grande abraço,

      Excluir
  11. EP,
    História bem interessante. Tive um professor que dizia que a melhor forma de virar diretor era criando a sua própria diretoria (ou gerando a necessidade na empresa de ter uma nova diretoria).

    Com relação ao salário, penso ser importante, mas o mais importante é construir um caminho de bons resultados e pavimentado para o crescimento profissional, com isso o salário aumentará gradativamente com o tempo.

    Abraços e parabéns pela nova posição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EI - bom dia. Acho que o seu professor tem mesmo razão. As vezes é necessário criar uma necessidade para ter o trabalho reconhecido.

      Quanto ao salário, eu penso que ele é muito importante pois é onde conseguimos retirar nosso sustento e também os nossos tão desejados aportes. Claro que uma carreira repleta de resultados é importante, mas é fundamental deixar claro que isso não é garantia de que os aumentos acompanharão os resultados.

      Tem muita gente excelente com otimos resultados e que fica "esquecida" pelos lideres nas empresas. Então, temos de ter muita atenção porque mesmo com resultados, o aumento salaria nao vem de forma automatica.

      Um grande abraço,

      Excluir
  12. Muito bom relato. É uma pena que seu antigo chefe não comentou sobre o aumento de salário. Era o mínimo que ele deveria fazer. Mas sua cartada foi muito boa.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AdP - uma honra ter voce aqui no blog. Eu sempre frequento bastante o seu blog e, obviamente, uso as suas planilhas de controle que me ajudam muito, bem como o guia da declaração Imposto de renda que voce fez há algum tempo.

      A questão do salário é sempre complicada nas empresas; mas acho que mais alguns meses e eu consigo reverter isso. Minha meta é conseguir um aumento salarial até Set/16 - pois desta forma, eu conseguiria aumentar a base salarial antes do fechamento do ano para o cálculo do bonus caso atingir as metas estabelecidas.

      Agora a preocupação é mais o fator politico para nao ficar queimado com o antigo chefe e nem com o novo. A parte politica sempre é a mais dificil nas empresas.

      Um grande abraço,

      Excluir
  13. Boa jogada, politicagem come solta no mundo corporativo, só os fortes sobrevivem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Sr. enterprise. O mundo corporativo é bem cruel se a pessoa nao souber se proteger; porém nao dá para se iludir. Para cada movimento politico bem sucedido, o risco é enorme e fatalmente em algum momento, voce acaba cometendo um erro. Os prejuizos costumam ser grandes ....

      Mas eu costumo encarar o meu emprego como uam rotina diaria - a cada dia a mais no emprego é um pouco mais de dinheiro que ganho e um passo a mais rumo a IF. Caso eu calcular mal algum movimento e acabar perdendo o emprego, eu tenho uma reserva que me mantem por varios meses até me recolocar novamente - é isso que traz a tranquilidade para tentar movimentos um pouco mais ousados, mas sabendo o risco que estou correndo.

      Um grande abraço,

      Excluir
  14. hahahahahah
    estou lendo seu blog desdes o início (ótimo conteúdo sobre finanças, viagens e mundo corporativo) e nesse TIVE de comentar.
    simplesmente genial a saída que você conseguiu para essa puxada de tapete, adorei, hahaha.
    queria ter visto a cara do seu chefe xD

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante o seu blog, parabéns! Caso tenha oportunidade, acesse o meu blog, que conta com a minha bagagem como Diretora em uma multinacional por 15 anos. Estou retomando o blog, que ficou inativo por um tempo, porém, existe um arquivo significativo e de de boa qualidade. Abço

    ResponderExcluir