sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Cuidado Com O Que Se Fala Na Empresa

Ola pessoal, tudo bem ? Nao tinha objetivo de escrever nenhuma postagem hoje, mas surgiu um tempo aqui e decidi compartilhar algumas reflexoes do que vi nas ultimas semanas. Apenas para colocar todos no mesmo contexto, nas ultimas semanas foi o fechamento de resultados na empresa - a nossa empresa utiliza o ano fiscal de Outubro - Setembro e nao de Janeiro - Dezembro como a maior parte das empresas.

Como foi o fechamento dos resultados, também chegou o momento da avaliação de desempenho dos colaboradores. Esse processo ja havia começado meses atras (ate mencionei o resultado da avaliação de desempenho do meu chefe) e essa etapa final é o que chamam de "ajuste fino". Só o nome ja começa a dar medo - mas o ajuste fino é o processo onde, teoricamente, é feito um ajuste para garantir que colaboradores nao sejam prejudicados porque o chefe é muito exigente e nao sejam beneficiados porque o chefe é muito complacente. Na teoria faz todo o sentido, mas na pratica .... a situação é mais complicada.

O processo consiste em reunir todos os lideres (gerente senior e diretor) e avaliar cada um dos funcionários em cada unidade de negocios. Especificamente na unidade de negocios onde eu trabalho nós temos 380 funcionários que se encaixam na posição de ser avaliados dessa forma. Os demais sao avaliados somente em relação aos resultados da empresa e recebem todos o mesmo bonus ou Participação nos Lucros e Resultados.

O processo inicia com o gestor apresentando a auto-avaliação do funcionário e na sequencia o gestor mostra a sua propria avaliação e o consenso que chegou na reunião individual com aquele funcionário. Então, os demais gestores colocam sua opinião se concordam ou discordam da avaliação para evitar que um gestor mais exigente de uma nota baixa, um gestor menos exigente de uma nota mais alta e no final pessoal com performance parecida tem notas diferentes.

Varios casos me chamaram a atenção, mas teve um em especial que eu nao digeri muito bem ate agora. O funcionário se auto-avaliou com uma nota 7 (o ranking vai de 0 a 10) e o gestor concordou com a nota. Essa nota significa que o funcionário atingiu as metas de forma consistente e excedeu em algumas delas - seria uma avaliação boa e eu diria "ate um pouco abaixo" do que foi a performance desse funcionário. Ele trabalha proximo da minha area e temos um contato quase diario e posso dizer que o trabalho dele é realmente muito bom.

Juntando alguns exemplos, eu sugeri alterar a nota dele para 8 - o que automaticamente o colocaria na lista de funcionários de alta performance e que devem ser considerados prioritariamente para futuras promoções. Outros 4 gestores imediatamente concordaram comigo e isso ja criou uma "onda" positiva e a pessoa do RH mudou a avaliação para 8.

Ai veio um outro gestor e disse que achava que nao poderia alterar essa nota para 8 porque o funcionário nao deveria ser considerado para promoções. Ficou aquele silencio na sala, todos esperando o gestor colocar algum motivo forte - ja imaginava que o cara teria sido mal educado, teria feito uma "barbeiragem" enorme, comecei ate a pensar em coisas graves do ponto de vista de governança. Mas o gestor nao falou mais nada e ficou todo mundo olhando para cara uns dos outros.

A pessoa do RH veio alterar a nota para 7 novamente e ai um colega disse que nao - que tinhamos colocado motivo para subir para 8 e deveria também colocar motivos para voltar para 7, se fosse o caso.

Ai o gestor que criticou a nota disse que o funcionário realmente era muito bom e tinha um desempenho excelente - nada a comentar sobre as atividades que ele tinha sob sua responsabilidade atualmente. Mas ele tinha preocupação em poder contar com esse funcionário para uma promoção para cargo de liderança, pois ele observava que esse funcionário nao tinha muita "vontade" de crescer.

Antes mesmo que eu pudesse falar, um outro colega (Diretor de Engenharia) ja colocou que observava a pessoa sempre procurando fazer mais do que sua atividade regular e sempre envolvido em projetos importantes para empresa. Inclusive, essa pessoa tinha aceitado uma responsabilidade extra já há mais de um ano junto com o time de Engenharia e tinha ajudado a solucionar diversos problemas relacionados a taxa de falha de alguns componentes. Eu aproveitei e mencionei que esse mesmo trabalho, a pessoa também tinha ajudado no departamento de compras a criar um processo para relacionar as falhas e performance do fornecedor a um valor monetário - dessa forma possibilitava comparativas em cotações considerando o custo de nao qualidade.

Ai o gestor que criticou ficou mais acuado e teve de explicar seus motivos ... como disse, eu ainda nao digeri isso muito bem, mas o que ele colocou foi que nao poderia contar com esse funcionário para cargos de maior responsabilidade porque esse funcionário vivia comentando sobre independencia financeira e que queria se aposentar aos 45 para poder fazer uma viagem de volta ao mundo com a esposa. Vale lembrar que esse funcionário tem 31 anos de idade. 

Eu imediatamente questionei comentando que nao poderiamos penalizar a pessoa por ter sonhos de aposentar cedo. Perguntei quem naquela sala que nunca tinha sonhado em largar tudo e ir viajar o mundo ? Nao poderiamos penalizar o funcionário que tem uma performance acima da media e traz resultados só porque ele esta planejando juntar dinheiro e se aposentar. Isso seria uma decisao pessoal.

Outros colegas também concordaram comigo e começou um debate grande ... mas, no final fomos voto vencido e o funcionário ficou com nota 7 e, infelizmente, ja "queimado" para futuras promoções porque o gestor ficou intimidado com a questao do cidadao querer se aposentar cedo.

Fica a consideração que quando entramos na empresa - é necessário vestir uma "mascara" do mundo corporativo. O funcionário nao pode chegar reclamando, mostrando cansaço, desanimo ou vontade de largar tudo e se aposentar. Eu estou chateado pela oportunidade que nao vamos dar a essa pessoa, mas mais chateado ainda porque o gestor nunca chamou esse funcionário para falar que abordar esses assuntos de aposentadoria precoce na empresa poderia fazer "mal" para a carreira e planos futuros dele. Pelo contrario, nas conversas esse funcionário sempre foi elogiado e teve performance acima da media. Então o cara esta se esforçando e correndo atras, mas nao sabe que um comentário desastrado de um gestor meio que ja fechou diversas portas para ele.

Então, vale o alerta para pensarmos bem quando abordamos esse tema com pessoas que nao estao no mesmo ambiente de independencia financeira - principalmente no mundo corporativo. É preciso uma certa sabedoria para tocar esses assuntos e como regra geral, eu diria que nunca devemos abordar esse tema na empresa ou com colegas de trabalho.

Um grande abraço,

50 comentários:

  1. Pqp, o cara se esforça e é penalizado. Discrição é fundamental até nisso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Realmente o fato de ser discreto pode ajudar bastante. Eu acredito que tem de se "adaptar" ao ambiente. Se voce esta em um ambiente onde todos estao endividados e voce falar que tem dinheiro guardado e que gerencia bem sua vida financeira é quase uma ofensa.

      Mas o que me incomodou é que o gestor do funcionário que trouxe o assunto na mesa. Nao deveria ser um ponto questionar se o cara vai se aposentar com 40 ou 50 ou a idade que for. A empresa nao pode contar com a pessoa até porque e se a pessoa fica doente ou sofre um acidente ? A empresa fica sem a pessoa do mesmo jeito que ficaria com a aposentadoria.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Sem contar que funcionários só são valorizados enquanto estão rendendo, se adoecer ou por algum motivo não poder se dedicar ao emprego, a empresa é a primeira a querer te dispensar.

      Excluir
    3. Ola Cinthia - tudo bem ? Voce tem muita razao no que esta comentando. Se o funcionário tem um problema pessoal ou algo que faz o rendimento cair, sao pouquissimas empresas que entendem a situação e apoiam o mesmo. O normal mesmo é o funcionário entrar na lista negra e acabar sendo dispensado. Infelizmente isso acontece bastante.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Cara ainda caio na besteira de querer ajudar os amigos falando sobre finanças e investimentos. Vou tentar ficar na minha e ajudar só quem se mostrar realmente interessado em trocar ideias. Quanto a falar sobre finanças no trabalho tenho que deixar isso urgentemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Alison - tudo bem ? Olha, se eu pudesse aconselhar, eu diria para nao trazer o tema de finanças e investimentos - é sempre bem complicado. Agora falar no trabalho é muito complicado - voce veja que meu chefe por exemplo esta todo cheio de dividas ... ele ate puxa o assunto mas se eu falar que tenho 400K na conta mais um apto de 400K - ou seja, patrimonio de quase 1 milhão - vai aparecer mais como uma ofensa e nunca é bom seu chefe saber que voce tem mais dinheiro que ele.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. O negócio é ficar na sua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Acho que voce esta certissimo.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Tenho quase certeza que este candidato que quer aposentar cedo é vc EP, vc só inverteu os papeis para nao ficar tão na cara! Mas é um absurdo mesmo. O cara tem que querer ficar a vida toda escravizado e nao pode ter sonhos? pqp
    A primeira regra fira como o AA40 bem coloca no blog dele é não comentar que vc é um FIRE para ninguem. Boa historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Com certeza eu sou um candidato que quer se aposentar cedo - mas nao foi comigo que aconteceu esse absurdo. Na verdade, se fosse comigo eu nao teria problemas em contar, assim como nao tive problemas em contar quando meu antigo chefe "puxou meu tapete" em uma vaga aqui nos USA.

      Mas eu ja tive experiencias onde falar de alguns temas no trabalho nao me ajudaram muito - nao era em relação ao dinheiro mas em relação a algumas convicções de como as coisas devem ser feitas.

      Eu aprendi muito cedo (ainda bem) que para discordar do chefe voce tem que ter muito cuidado e alguns temas nunca devem ser falados ... se seu chefe tem problemas com a mulher, voce nao pode falar que seu relacionamento vai bem; se seu chefe tem problemas com dinheiro, voce nao pode falar que esta indo bem financeiramente; nao deve falar para ninguem quando faz uma viagem internacional (eu vi um colega nao ganhar aumento porque o chefe achava que ele nao precisava ja que podia viajar para fora do pais)... esse tipo de coisa eu aprendi quando ainda era bem jovem (foi conselho do meu avô).

      Realmente, puxando aqui pela memoria lembro de diversos casos - mas teve um famoso na midia. Um engenheiro da Moto Honda saiu na capa da VOCE S/A porque ele era milionário antes dos 30 (ou 35 - nao lembro bem) ... imagina o problema que deu para o cara em uma empresa de cultura oriental ? Eu tenho amigos que trabalham lá e que me falaram na epoca que a situação da pessoa ficou bem complicada.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Olá Executivo Pobre, para ser um executivo na área do entretenimento (música) por exemplo, você tem alguma ideia do que eu deveria fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Desculpe nao poder ajudar, mas eu nao tenho a menor ideia da formação tecnica necessária para atuar nesse mercado. Entretanto, como executivos de qualquer area, as conexoes sao importantissimas e construir uma imagem de credibilidade também é essencial.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Ou seja, esse gestor vai fazer de tudo pra que o cara não se aposente aos 45, o fazer de tudo a que me refiro diz respeito a questão financeira, pois com a nota 8, e, por conseguinte a promoção, creio que o funcionário poderia se aposentar antes dos 45, pois ao que tudo indica o cara possui uma "cabeça boa" em relação as finanças, enfim, creio que seja um pouco de ressentimento do gestor chefe, pois o cara tem 31 e planeja se aposentar aos 45, ou seja, o gestor teria 14 anos pra trabalhar alguém pra ocupar o cargo do cara e outra não acho que nenhum trabalho de responsabilidade dure 14 anos em uma empresa, achei o argumento de falta de responsabilidade.

    Sei que o fato do funcionário nota "7" ter falado que quer se aposentar aos 45 pode soar como incompreensível, ainda mais no mercado corporativo norte americano, mas não achei a argumentação válida, por mais que possa parecer que o fato de querer se aposentar cedo possa parecer falta de ambição, vide o Roberto Justus no Aprendiz - https://www.youtube.com/watch?v=9jBgs0xJv0Y, não acho o argumento forte, na minha cabeça o argumento utilizado pelo gestor não é convincente, soa como ressentimento pelo fato de não estar no controle da própria vida e não poder sair do emprego mais "cedo", mas sob a máscara da competitividade, acho que por aí as palestras motivacionais do pense grande são mais fortes que a simplicidade da IF racional.

    Abraço executivo

    Anon que está passeando na blogosfera de finanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Eu concordo com o seu ponto de vista - nao acho isso um argumento plausivel para se colocar em uma avaliação de desempenho ... inclusive eu mesmo coloquei para os demais na reunião de que nao deveriamos considerar se a pessoa quer ou nao quer se aposentar, deveriamos considerar somente o desempenho. Pode acontecer de a pessoa nao querer se aposentar e infelizmente sofrer algo (um acidente por exemplo) e ela ficar incapacitada de trabalhar ... por isso todos deveriam estar preparados para eventualidades. Mas o pessoal nao aceitou e voltou a nota do rapaz para sete, mas queriam mesmo era baixar para 6.

      Tem de se tomar cuidado com o que falamos porque existe hoje um "conceito" nas empresas - então é importante (infelizmente) vestir a mascara e se comportar como esperado.

      Por exemplo, eu odeio emails durante o final de semana. Mas é quase mandatório isso acontecer pois os colegas enviam relatorios e informações ao chefe em final de semana ou tarde a noite para mostrar como estao "atarefados". Eu comecei a preparar os emails e programar para serem enviados bem cedo ou bem tarde e também durante final de semana.

      É muito ruim para as pessoas que recebem emails mas infelizmente é necessario quando se esta no mundo corporativo.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Olá EP,

      Muito curioso seu comentário em relação a programação dos emails.
      Coisas assim jamais são ensinadas na faculdade. Sempre que possível, traga esses relatos, desde pequenos detalhes como este, até os grandes acontecimentos.

      Muito obrigado e grande abraço,
      Luan

      Excluir
  7. Por isso eu interajo com o pessoal mas nunca falo da minha vida pessoal na empresa. Aprendi que sempre tem um cuzão que se passa por amigão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Acho que faz bem em nao contar de assuntos pessoais na empresa. Eu lembro quando era estagiário e eu comecei a sair com uma menina que também era estagiaria na empresa - ninguem podia saber porque ela tinha noivo na epoca (sim, eu sei que nao é legal fazer isso), e contei para um amigo. Em pouco tempo tinha muita gente sabendo, inclusive o noivo dela - imagina a confusao.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Com essa história e a bebedeira da faculdade dá para ver que aparente ser bom moço mas na verdade é bem...dúbio.
      Na verdade deve ser um bad boy, já aposentado, pois depois de muita loucura feita na vida é pai, esposo e executivo na América.

      E os bobalhões que nem eu que tentam levar a vida sempre fazendo tudo certinho só levam porrada e fracasso.

      Excluir
    3. Executivo Pobre, você não teve nada de pobre, é alfa por natureza, teve sorte desde o berço, seu pai tinha condições, você descende de europeus, o que possibilita ter acesso as cidadanias estrangeiras, menos preconceito por ser bem aparentado. É hetéro, devia ser o pegador no estágio, escola e universidade, sua família é bem escolarizada. Devia participar das farras e chopadas na universidade, até ficar bêbado já ficou - pelo menos tem experiência para contar.

      Se tivesse nascido na porra de uma vida como a minha talvez não tivesse êxito, mesmo se esforçando, viver para os outros, não para você mesmo, não ter pai, não ser branco, ser gay e outras coisas fracassantes.

      Nascido numa cidade onde você tenta ao menos estudar para melhorar, mas todo mundo puxa você e te chama de orgulhoso e idiota, ter um irmão adulto doente que sempre precisará ter cuidados. Não tenho coragem nem de por fim a minha vida.

      Devo ter sido um serial killer em outras vidas, é isso.

      Excluir
    4. Ola anon 22:53 - tudo bem ? Achei interessante seu comentario, mas cabe aqui esclarecer alguns pontos. Eu nunca disse que eu sou um bom moço - eu sou como todo mundo. Tenho qualidades e tenho defeitos ... apesar que "tomar um porre" nao é um defeito para mim - o problema é beber costumeiramente. Alias, ja faz bastante tempo que nao bebo alcool - nao gosto muito.

      Nao sei o que poderia ser considerado um bad boy - ja tive diversas confusões na minha adolescencia e quando digo confusões digo aquelas brigas com colegas na escola ou no futebol, esse tipo de coisa. Algumas dessas brigas chegaram as vias de fato - algumas vezes eu consegui me impor fisicamente, outras vezes levei a pior ... nada de muito especial.

      Nao sou aposentado - na verdade eu comecei a trabalhar com 14 anos de idade, inclusive para ajudar meu pai que na epoca estava doente e continuo trabalhando ate hoje. Alias, trabalho mais do que gostaria e mais do que deveria.

      Nao fiz muitas loucuras na vida, mas tenho sim algumas historias boas para contar ... me tornei esposo ja faz um bom tempo e pai recentemente e executiva na America mais recentemente ainda.

      Se voce acha que levar a vida "certinho" (nao sei bem o que voce quer dizer com isso) só te leva porrada e fracasso; é muito provavel que voce esteja se comportando como um bobalhao, como voce mesmo colocou. Na vidaalgumas vezes é encessario se impor, nao baixar a cabeça ... e outras vezes é necessario recuar ... eu ja errei muitas vezes: tentei me impor quando nao devia e recuei quando nao devia também; mas acertei mais vezes do que errei.

      Ter a ideia romantica de que se eu estudar muito, trabalhar muito, ir na igreja aos domingos e ser bom filho - isso tudo vai me garantir que terei sucesso financeiro - voce esta sendo muito ingenuo. Tem um monte de pessoas que faz isso e nao tem as oportunidades necessarias ou tem as oportunidades e nao sabem aproveitar.

      Outras nao fazem nada disse e aproveitam as oportunidades. E tem quem nunca aproveite oportunidade nenhuma. O mundo funciona assim e voce tem que ver qual o comportamento que voce consegue aplicar e conviver melhor.

      Eu tenho um temperamento mais combativo, inclusive no trabalho (e isso ja me trouxe problemas); tenho postura de defender o time mesmo quando o time esta errado (isso ja me trouxe problemas) e tenho mania de levar as coisas mais para o lado pessoal (isso ja me trouxe muitos problemas).

      Mas na minha vida venho amadurecendo e aprendendo a controlar essas emoções e me comportar de uma maneira que eu obtenho resultados melhores e consigo avançar mais nos meus planos. Isso significa que digo não quando quero dizer sim, que digo sim quando quero dizer nao, que digo tudo bem quando quero dizer vá para pqp e assim por diante. Esse exercicio e habilidade ajuda na carreira profissional.

      Um grande abraço,

      Excluir
    5. Ola anon 23:13 - tudo bem ?

      Acho que voce nao entendeu bem minha historia de vida. Eu nunca passei fome nem nada disso, mas somente porque minha familia ajudou muito - minha avo levava comida para gente quando meu pai estava doente sem poder trabalhar. A luz foi cortada e nao conseguimos pagar a prestação da casa ... fomos morar de favor no fundo do quintal da casa da minha avó.

      Isso nao me coloca na linha da miseria, mas considero que isso é pobreza. Comecei a trabalhar com 14 anos e tinha dois empregos - isso também nao me coloca como alfa ou qualquer outro nome que voce queira dar. Nunca fui em choppadas e festa da faculdade - nao tinha dinheiro para isso. Nao fiz formatura e nem viajei quando me formei no colegio e faculdade exatamente por nao ter dinheiro.

      Minha familia nao é escolarizada - mas meu pai sempre me deu apoio. Ele se formou na faculdade com 55 anos de idade e sempre me incentivou a estudar.

      Realmente nao sei como é ser minoria ... nao sou negro, nao sou gay, etc... então nao posso dizer que sei como voce esta sentindo; mas a vida nao oferece muitas opções. Eu posso me lamentar por nao ter nascido filho do Silvio Santos ou filho do Principe Willian ... mas tenho de lutar e melhorar minha vida. Tenho certeza que voce tem como lutar e melhorar a sua propria vida. Te desejo muita sorte.

      Um grande abraço,

      Excluir
    6. Não é questão de ter vida romantizada ou ser filho de celebridades, não exagere.

      O problema é você não poder viver como um jovem normal, um homem normal por que é cheio de defeitos e limitações. Parece que você quer sair de dentro de um mar de fracasso, choro, tristeza e tem alguém te puxando. Confesso que o próximo passo é cometer o suicídio: só não tenho coragem para isso.

      Saber que você nunca vai poder ser realmente independente, todo mundo te olha torto, sorte, eu não tenho isso. Mas você teve, isso que quis dizer.

      Todo mundo de fora diz que é coitadismo, que me atormenta desde a infância. Você não ter pai, ser um fraco, na escola me chamavam de sujinho, riam de mim, me batiam, fizeram votação para me eleger o mais feio, chegava em casa minha mãe ainda me batia, eu não podia sequer brincar, nem dinheiro para brinquedos nós tinhamos, brigava mais, dizia que eu ia ser um assassino em série por que eu sofria o bullying (para ela eu tinha culpa de me insultarem), minha irmã inventava histórias para ela me bater mais ainda.

      Na adolescência vi e descubro que sou um baitola, cereja do bolo para tanta tragédia. Isso quando você tem o sonho de ter uma família um dia para poder ter paz, eu tenho essa maldita condição sobre mim.

      Não tenho nenhuma história legal de vida para contar, me sinto um ser tão vazio, não consigo ter fé que isso vá melhorar. O grande erro foi eu ter nascido.

      Isso tudo que eu falei pode soar indiferente para você, na sua mente, deve ter soado como "coitadismo". Eu entrei aqui na blogosfera para ver exemplos de pessoas bem-sucedidas mas fiquei cada vez mais triste e depressivo, pois ninguém tinha meu perfil de fracassado, de pardo, de baitola e mais mil coisas.

      Aliás, eu não deveria nem estar aqui, estou cansado disso, as pessoas nunca vão reconhecer meus esforços, me dar elogios mesmo que eu tente. Elas sempre me olharão torto.

      Talvez, se eu morresse, eu não sentiria mais dor.

      Excluir
    7. Ola anon - acho bacana quando as pessoas vao respondendo os comentários e assim podemos dar sequencia na conversa - fica bem mais legal a interação.

      Veja só - voce comentou "Não é questão de ter vida romantizada ou ser filho de celebridades, não exagere." Mas sera que sou eu que exagero ou voce que exagera comentando que quer se matar ?

      Nao estou falando que voce nao tem problemas - com certeza tem. E com certeza pelo que disse, voce nasceu em uma familia com menos estrutura emocional do que a minha. Mas voce reclamar nao vai te levar um centimetro para frente. Voce ainda tem mais condições do que muitas pessoas que nascem com deficiencia, com doenças ou ate em locais miseraveis ou em guerra. Por isso fiz o paralelo com celebridades e a realeza - a vida nao esta tao boa como a deles, mas também nao esta tao ruim como a de alguem que esta na Siria, no Afeganistao, no Congo, na Somalia - ou mesmo na Venezuela.

      Então se todos pensam que tem um certo coitadismo - mesmo que na sua cabeça nao seja o caso - com certeza é o que esta transparecendo. Foque sua energia em melhorar de vida - ninguem esta dizendo que é facil, mas é possivel.

      Estude e de um jeito de sair logo de casa, já que sua mae nao te apoia. Algumas vezes, por mais dolorido que seja, alguns laços familiares tem de ser cortados se eles sao prejudiciais. Arruma um trablaho por mais simples que seja e aluga um quarto em uma pensao. Aos poucos va estudando e com certeza conseguira melhorar de vida - nao sei se sera um milionário ou esse tipo de coisa - mas com certeza sera feliz.

      Um grande abraço e boa sorte para voce.

      Excluir
  8. Eu mandei mensagens ao CIA falando que vou colocar uma bomba num aeroporto nos EUA e que mandei uma msg ao consulado falando que vou estuprar americanas. Mas depois mandei mensagens desmentindo. Será que daqui 5 anos terei os vistos aprovados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Olha, eu espero que voce esteja apenas brincando aqui no blog e nao tenha feito isso. Mas se voce realmente fez, eu espero que nao aprovem seu visto tão cedo. Esse é o tipo de brincadeira que nao faz o menor sentido, ainda mais em relação a um pais que tem um problema grande com terrorismo.

      Um grande abraço,

      Excluir
  9. Infelizmente precisamos tomar muito cuidado com o que falamos no trabalho mesmo EP. As vezes por mais bobo que o assunto seja, corremos o risco de nos queimar.

    Eu já cometi a besteira de falar sobre finanças no trabalho. Aprendi a lição depois de ficar marcado como pão duro, aproveitador, entre outros...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Investidor - tudo bem ? Pois é, as vezes alguma coisa dita no trabalho pode tomar uma proporção desnecessaria. Uma vez eu falei mal de um colega (falei sobre o comportamento dele) e como ja era esperado, a coisa chegou ao ouvido dele e criou uma situação complicada porque ele veio a se tornar meu funcionário - mas assim que dei o primeiro feedback negativo ele levantou que eu nao gostava dele de forma pessoal (e nao profissional) e estava prejudicando ele porque ja tinha falado mal dele no passado, sem conhecer o trabalho.

      Situação dificil para conseguir se explicar - tive muito trabalho para mostrar que a avaliação era profissional e nao que era uma perseguição.

      Um grande abraço,

      Excluir
  10. Olá EP, tudo bem?
    Infelizmente precisamos tomar cuidado com o que falamos para qualquer pessoa em qualquer lugar, como dizem "tudo que você disser poderá ser utilizado contra você". Quem nunca falou algo informalmente para um colega de trabalho e o assunto chegou ao escritório?
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Investidor TI - tudo bem ? Eu ja passei por situações de comentar algo com uma pessoa e depois o escritorio inteiro estar sabendo ... nunca me prejudiquei por isso mas aprendi que realmente nao devemos falar muito da vida pessoal no escritorio.

      Um grande abraço,

      Excluir
  11. A verdade é que principalmente assuntos pessoais não podem ser compartilhados com qualquer um.
    Mas com relação a assuntos relacionados ao próprio trabalho acho que muitas vezes o politicamente correto atrapalha, objetividade e sinceridade ajudam em muitos casos, pena que muitas pessoas não tem maturidade pra lidar com pessoas sinceras e/ou objetivas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? O politicamente correto atrapalha demais - mas é dificil colocar isso em ambiente multicultural. Em alguns lugares / paises uma coisa que voce diz é normal e em outro é extremamente ofensivo. Então, sempre é melhor jogar na "defesa" e nao assumir muitos riscos.

      Eu ja vi colegas serem processados por coisas que eu pensava comigo mesmo "nossa, eu também faria ou falaria isso". Sempre tive a sorte de ter um relacionamento bem proximo com meus funcionários - exceto uma funcionária que nao tinhamos bom relacionamento, mas ela pediu para ir para outra area e eu facilitei a movimentação. Mas quanto mais alto a posição na empresa, maior o peso das declarações e comentarios.

      Um grande abraço,

      Excluir
  12. É um assunto interessante esse

    Pra mim é bem dificil ficar sem falar sobre finanças no trabalho porque por mais que eu converse com a galera aqui na blogosfera, não é a mesma coisa quando falamos sobre nossos planos e metas financeiras cara a cara com um amigo ou colega de trabalho, até porque naturalmente eles notam a nossa despreocupação com as finanças, afinal quem investe e guarda dinheiro pouco está preocupado com contas, boletos etc. As pessoas notam que não reclamamos das nossas contas, que almoçamos em bons restaurantes, que olhamos os graficos da bolsa, que lemos infomoney. Ou seja, é dificil esconder isso do povão rs. Não que eu leia infomoney ou que eu faça as coisas citadas, foram só exemplos rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mestre - tudo bem ? Pois é, conversar pessoalmente sobre finanças é sempre muito mais interessante. Agora a questão é como as pessoas reagem frente a isso. O fato de voce estar despreocupado com as contas ou mesmo com o emprego (porque tem investimentos e reserva para se manter) as vezes soa quase como uma ofensa para quem nao consegue manter essa disciplina.

      Um grande abraço,

      Excluir
  13. Eu nunca falo sobre assuntos pessoais (viagens, investimentos, casamento etc) no trabalho. Até hoje inclusive sou "zuado" por uma funcionária que "centraliza" todos os assuntos pessoais do departamento, por uma viagem que fiz em uma das minhas férias. Sai de férias na sexta e no sábado estava no Caribe....sofro bulling até hoje por isso hahaha...as pessoas ficaram super ofendidas por não saberem que eu viajaria nas férias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mostra que independente de classe social ou nível educacional o número de pessoas infantis é muito grande.
      Essa patrulha da vida alheia é de dar ânsia.

      Excluir
    2. Ola Marlan - tudo bem ? Eu ja vi pessoas deixarem de ser promovidas porque o chefe (todo endividado) ficou com inveja da viagem de ferias do funcionário ... e ainda mencionou se ele ganhando o que ganhava nao conseguia viajar, como o funcionário dele conseguia ? Entao veio com o papo que o funcionário nao precisava de aumento porque ja tinha dinheiro para fazer viagens bacanas.

      As pessoas sao curiosas, mas voce faz muito bem em nao divulgar.

      Um grande abraço,

      Excluir
    3. Ola anon - tudo bem ? Esse comportamento nao muda muito conforme nivel educacional ou nivel economico. O ser humano tem sempre um pouco de inveja de pessoas que conseguem de alguma forma ir além do que eles consideram ser normal. Nesse caso, o fato de poder aposentar cedo mexeu com os brios do chefe do rapaz - é sim muita infantilidade, mas o ser humano funciona assim.

      Um grande abraço,

      Excluir
  14. HAHAHA.. Nossa executivo.
    Esses dias conversando com a analista de RH ,por whatsapp, comentei com ela que esse era meu desejo..!!
    Bom, em uma conversa informal falamos muita coisa, não sei seela vai levar isso pra frente...kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola ISN - tudo bem ? Espero que ela nao leve isso para frente, mas nunca se sabe. Se posso passar um conselho é que nao converse sobre esses temas. Converse sobre passeios, viagens, esportes, filmes, etc... mas é sempre bom deixar o lado financeiro meio de lado. A pessoa sempre tem um amigo que conta para outro amigo e depois outro amigo e quando voce ve, a historia foi mais longe do que devia e muitas vezes, ainda foi distorcida.

      Um grande abraço,

      Excluir
  15. Boa noite executivo! Acompanho seu blog a bastante tempo! Espero a partir de agora estar mais presente comentando seus posts e colocando minha experiencia também. Estou numa situação semelhante a sua: mudei a pouco mais de um ano para o Canada com a familia! A diferença que meu caso a mudança não se deu por expatriação. Estou realizando um sonho antigo!
    Voltando ao seu post, tenho uma frase (não de minha autoria!) que me acompanha ate hoje: "Nao existem amigos no ambiente de trabalho. Existem três tipos de pessoas: Colegas, Conhecidos e Desconhecidos. Tome cuidado com os colegas."
    Isso se torna cada vez mais evidente a medida que se sobe na hierarquia numa empresa. Eu sempre prezei por manter bons relacionamentos em todas as empresas e areas em que trabalhei, porem nunca misturei "colega de trabalho" com "Amigo". Algumas pessoas se esquecem disso e acabam falando de mais e sofrendo as consequências.

    Aproveitado, acabei de criar meu blog e gostaria de saber se poderia divulga-lo aqui no seu. Com certeza farei o mesmo! Ate!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Executivo Investidor - tudo bem ? Que bacana que esta vivendo no Canada - somos quase vizinhos então. Acho a sua frase muito interessante e concordo com ela - é muito dificil ter amigos no trabalho. Em mais de 20 anos de trabalho eu posso dizer que fiz 2 amigos ... que sao meus amigos ate hoje e realmente temos bastante intimidade em nossas conversas. Fora isso nao me recordo de nenhum amigo mesmo.

      Um grande abraço,

      Excluir
  16. Na prática o que vocês vão conseguir é que um bom funcionário seja desestimulado e que apresente um rendimento condizente com a nota 07.
    Falo por experiência própria, depois que ele conseguir certo grau de estabilidade financeira, a própria ideia de se esforçar mais para galgar cargos em um trabalho que não gosta (não a ponto de abandonar a ideia de se aposentar cedo) lhe soará inadmissível.
    Eu, por exemplo, abri mão de toda e qualquer possibilidade de ser promovido em virtude de ter escolhido trabalhar em casa (home office). Não me arrependo nem por 01 minuto.

    Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Renato - tudo bem ? Eu concordo totalmente com voce. Acho que essa é a melhor forma de desmotivar alguem. As avaliações injustas normalmente forçam as pessoas a procurar outro emprego. Lembre-se que estou falando de USA que, neste momento, esta a pleno emprego. Nao sera dificil para essa pessoa sair no mercado e encontrar outro emprego pagando inclusive um salário maior.

      Acho que sua escolha de home office é acertada - mesmo sem ter maiores detalhes, eu sou sempre defensor do home office.

      Um grande abraço,

      Excluir
  17. A grande verdade do mundo corporativo é que em 90% das vezes CEO's, diretores, VP's e etc são apenas overpaid guys, que não conseguem mudar rumo algum. Se a economia como um todo está bem, a empresa vai bem. Se vai mal, é a desculpa perfeita e o mesmo cidadão sai de uma... Vale da vida e vai para a BRF por exemplo, continua o ciclo de overpaid guy sem mostrar que faz realmente a diferença. Mais ou menos como a maioria dos técnicos de futebol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? O que voce comenta é uma grande verdade - a maior parte dos lideres nao sao capazes de grandes mudanças. O segredo para isso é voce realmente ser uma "liderança" na empresa, as pessoas seguirem voce pelo seu exemplo - mas isso é muito dificil. Sao coisas para lideres do nivel de John Kennedy, Wiston Churchill, etc... Como a media das pessoas nao tem essa habilidade (eu inclusive) entao voce precisa se apegar em resultados que muitas vezes nao sao diretamente resultado dos seus esforços mas sim da conjuntura economica ou outros fatores externos.

      Mas se está no momento certo - vai ser conhecido como o grande guru do mundo corporativo. Mas voltando ao seu comentario, é verdade - acho que ate mais de 90% dos executivos sao overpaid guys.

      Um grande abraço,

      Excluir
  18. Olá executivo, sou novo por aqui e gostaria de saber quais livros você me indica para começar a estudar e ser um futuro gerente ou executivo, eu estou cursando Sistemas de informação, mas não me identifiquei com a parte de programação e afins, quero fazer minha pós em gestão de empresas, tenho 22 anos porém sinto que estou atrasado devido meu passado de baderneiro, estou no ultimo ano da faculdade mas com diversas DPs, espero terminar essa luta aqui até o fim do ano que vem. Será que você ou alguém que esteja lendo, pode me dar uma "LUZ" ?? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? PAra ser um futuro executivo é importante entender que o lado politico e de gestao de pessoas influi muito mais do que suas capacidades tecnicas. É importante se relacionar bem com as pessoas e construir sua rede de influencia. Eu sou muito tradicional e conservador - então os livros que indicarei provavelmente voce ja leu, mas sao eles: "A Meta" e "Como fazer amigos e influenciar pessoas".

      Esses dois livros sao a base de muito do que aprendi e me ajudou a conseguir algumas posições na empresa. Claro que depois tem outros que voce deve sempre se aprofundar - mas o importante mesmo é construir a sua rede de influencia.

      Um grande abraço,

      Excluir
  19. Que absurdo! Lendo seus textos, EP, fico convencido que minha praia é a parte técnica/acadêmica e o empreendedorismo individual mesmo. Esse tal de mundo corporativo tem muita picuinha!, não tenho muita paciência com esse pessoal que não é justo nem sensato! Hahaha

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola FH - tudo bem ? olha, eu nao quero te desanimar, mas a area academica é a mesma coisa. O problema consiste na base das relações humanas, o ser humano gosta de ser agradado e por iso existe aquele cara que se aproxima do chefe para ter preferencia em uma promoção, o cara que tenta roubar a ideia alheia, etc... O mundo academico é igualzinho ao mundo corporativo em relação ao relacionamento politico e também muito parecido em relação as cobranças, caso voce trabalhe em uma faculdade de ponta.

      Um grande abraço,

      Excluir
  20. Essa e a mentalidade geral do brasileiro.
    Isso nos EUA ou Europa seria visto como algo normal
    Mas não, no Brasil o outro gosta de ver seu vizinho se fuder só pq não pensa igual.

    Por isso esse país nunca será um país de primeiro mundo, pois a mentalidade que temos não é nem de 3 mundo mas sim de 5 mundo.

    ResponderExcluir