terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Novidades na Empresa e no Processo de Seleção

Ola pessoal - desta vez vou tentar atualizar vocês com as novidades que aconteceram do final do ano até agora. Muita coisa corrida entre o final do ano até este momento e eu fiquei devendo algumas atualizações ...

1) - Processo Seletivo: eu dividi com vocês que uma consultoria me chamou para participar de dois processos seletivos (detalhes aqui). A expectativa era que eles chamassem novamente para uma conversa diretamente com a empresa ainda no inicio de Janeiro, sendo que a entrevistadora inclusive perguntou do meu calendário de viagens nas ferias, porque ela tinha muita urgência nesse processo de seleção. 

Chegou o inicio de Janeiro e não teve nenhum contato por parte da consultoria - já imaginei então que eu não fui selecionado e deixei essa oportunidade de lado. Encontrando algumas semanas depois para tomar um café com um colega que está procurando recolocação, ele mencionou que estava participando de um processo e citou coisas muito similares a vaga que eu havia concorrido; como setor da empresa, nível salarial, descrição do cargo e responsabilidades, etc... Eu perguntei então qual era a consultoria de RH que estava trabalhando a vaga e era exatamente a mesma consultoria. Então, decidimos fazer uma pesquisa mais influente com alguns contatos que temos e descobrimos que a vaga não existia mesmo, era só um chamariz para vender o processo de coaching para os candidatos. 

Os candidatos que não demonstravam interesse em pagar pelo processo de coaching eram retirados do processo de seleção, mas descobrimos que candidatos que pagavam também nunca eram chamado para a tal entrevista com a empresa, simplesmente porque a vaga não existia. Parece que essa consultoria já é bem conhecida no mercado por praticar este tipo de "golpe". Não vou citar o nome da consultoria pois não tenho provas para fazer a acusação, mas fica o alerta para todos os colegas que, durante este período de crise, estão procurando emprego e muitas vezes bate o desespero com as contas para pagar e acabam caindo nesse tipo de golpe das empresas.


2) - Situação Empresa: como também dividi com vocês, a empresa onde trabalho está sofrendo os efeitos da crise econômica, já que o governo decidiu cancelar os leilões de energia. Devido a queda de volume, a capacidade da fabrica passou a ficar ociosa e alguns colegas foram demitidos. Além disso, o trabalho administrativo também teve uma certa queda e as demissões chegaram ao pessoal do "escritório". 

Meu chefe me chamou e pediu para eu selecionar dois funcionários e comunicar a demissão - eu argumentei que o time ja estava reduzido e que eu tinha duas vagas para contratar e que havia segurado a contratação exatamente por estar em momento de crise, e que se necessário eu cancelaria as vagas, mas manteria o time. Ele não aceitou os meus argumentos e disse que teria de mandar dois membros da equipe embora e que ela já tinha os nomes para indicar - percebi então que a coisa era pessoal com esses colaboradores. Perguntei os nomes e realmente eram pessoas com performance abaixo do restante do time - lembrei também que, durante as minhas ferias, um desses funcionários havia tido um certo "bate-boca" com esse meu chefe. 

Além disso, o outro funcionário andava sempre fazendo comentários no café, insinuando que a empresa ia embora do Brasil porque o governa havia cancelado o leilão de energia, que a empresa ia demitir todos os funcionários, que não haveria pagamento de horas extras, esse tipo de coisa. Resumindo, por total falta de equilíbrio emocional e por contaminar o ambiente de trabalho, dois funcionários que tinham potencial para evoluir e ter um melhor desempenho foram mandados embora.

Sempre complicado comunicar a alguém que não será mais necessário o trabalho dessa pessoa. Mais complicado ainda se você quiser passar o feedback correto sobre o motivo da demissão. Isso é importante para a pessoa evoluir e deixar de ter certas atitudes no futuro, mas também oferece munição caso a pessoa queira processar a empresa ou mesmo você no futuro. Decidi que daria o feedback para um deles e mencionei a questão do desempenho e controle emocional (ate porque isso estava registrado nas duas ultimas avaliações de desempenho desse funcionário); para o outro funcionário apenas passei o feedback protocolar sem entrar nos méritos comportamentais.


3) - Situação da Empresa (parte 2): com algumas demissões e com algumas vagas em aberto para contratação, houve mudança no organograma da empresa. Meu chefe teve de mandar embora uma colega gerente senior na empresa. Eu nunca tive problemas com ela, mas diversas pessoas de diferentes departamentos tiveram problemas graves com ela. Então, com a demissão dela eu fui escolhido para "acumular" as funções e assumir a área dela também. 

Muito legal ter mais responsabilidades neste momento economico, mas a minha remuneração continuou a mesma - ou seja, mais responsabilidade pelo mesmo salário !!! Pois é pessoal, isso acontece muito em todas as empresas - como voce ja tem um cargo executivo, você assume responsabilidades de forma muito simples. Uma mexida no organograma e você tem outro departamento para gerenciar ... Mas olhando pelo lado positivo, isso ajuda ainda mais em uma futura recolocação no mercado e, neste momento de crise, também ajuda a ter um pouco mais de estabilidade no emprego atual.

Agora tenho de conhecer a nova equipe e a rotina da nova area para verificar onde será necessário o meu envolvimento, quem sao os funcionários chave que carregam a area e ver como valorizar o esforço deles e também descobrir quem sao os funcionários mais "perigosos" que nao trabalham e ainda prejudicam a equipe. A ideia é mudar o ambiente (que estava muito ruim com a liderança anterior) e ir formando uma nova mentalidade. 

A minha primeira ação foi verificar quem tinha saldo no banco de horas e chamar individualmente na sala para negociar o pagamento em Hora Extra - aproximadamente uns 25% dos funcionários preferiram receber em Hora Extra. Como na minha área original o pessoal nao tem feito Hora Extra, eu utilizei o meu orçamento disponivel para acertar a situação dos funcionários da nova area. Os demais funcionários, cerca de 75% do total, preferiram tirar o saldo do banco de horas em descanso; então eu fiz a proposta de tirar a folga no período do carnaval, pois assim teriam um feriado "ponte", ficando mais de uma semana em descanso. 

Para minha surpresa, o pessoal adorou a sugestão e comentaram que haviam falado disso com a chefe anterior, mas ela tinha dito que nao seria possivel de jeito nenhum, porque a empresa na o permitia tirar as folgas junto com feriados- obviamente, era mentira dela e ela apenas queria que o pessoal estivesse por lá para ela ficar de olho neles. Verifiquei que ela somente autorizava o pessoal a sair de folga as quartas-feira e sempre marcava reuniões na segunda e sexta para que a equipe nao pudesse "folgar" nesses dias.

É impressionante a quantidade de líderes que assim que assumem uma posição mais alta no organograma começam a se comportar de forma a prejudicar os funcionários e dificultar a vida deles. Isso é realmente lamentável; além de prejudicar o proprio desempenho do lider, uma vez que os resultados vao piorar com certeza.

Bom, com isso acredito que consegui atualizar os ultimos acontecimentos. Vamos ver se nao fico mais atrasado....

Um grande abraço pessoal.

20 comentários:

  1. Muito bom seu relato EP! Gerentes como a que foi demitida tem aos montes por aí. Usam o pouco de poder que tem para incomodar os funcionários e dificultar a vida deles... E ficam sem saber por que tem uma equipe desmotivada... Vc começou bem com a nova equipe e a tendência é ganhar aliados e ter funcionários cada vez mais motivados. Isso ae!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando assumi a chefia em meu último trabalho (não no atual, onde sou empregado) eu elaborei uma tabela de produtividade a atingir (difícil de atingir, mas atingível) e quem atingisse 90% no mês ganhava um dia de folga a escolher.
      Foram 2 anos de alta produtividade no meu setor. Fora a alegria da galera que tinha quase sempre um dia para faltar para poder cuidar de interesses pessoais.

      Continuo na mesma empresa, mas em outra sede (a pedido meu) como empregado.

      Abraço!

      Excluir
    2. Olá Investidor de Risco - tudo bem ? Eu realmente nao vejo sentido em tentar dificultar a vida dos funcionários. Tem gente que nao percebe que o seu resultado é diretamente relacionado ao resultado do time. Voce nao deixar o pessoal sair em um feriado que ninguem vai trabalhar, nao tem sentido algum. Eu mantenho o funcionário aqui para ele ficar enrolando o dia todo e ainda terei que lidar com o saldo do banco de horas dele no futuro.

      Prefiro deixar o cara descansar em uma data favoravel (vai poder fazer uma ponte com o feriado) e depois ele vem trabalhar, inclusive com mais vontade.

      Um grande abraço,

      Excluir
    3. Ola anon - essa sua estrategia é bem interessante. Eu nunca implantei nada deste tipo. O que eu venho praticando há algum tempo é liberar o funcionário no dia do aniversário dele e no aniversário dos filhos (se tiver) - o resultado tem sido bem positivo.

      Um grande abraço,

      Excluir
    4. Exatamente! O resultado da equipe tem uma relação direta com a qualidade do gestor.

      Excluir
  2. Parabéns pela nova função EP, mesmo não sendo remunerado para isso.
    Muitas pessoas com o poder na mão são sacanas. Um chefe com os seus subordinados felizes tende a ter os seus projetos em dia.

    Eu não sei se é o caso da empresa que você trabalha, mas acredito que muitas empresas aproveitam essa "crise" para diminuir salários, funcionários, etc.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Cowboy - ganhar mais responsabilidade e o mesmo salário não é muito motivador...rsrsrs....mas em periodos de crise, sempre é interessante olhar o lado positivo da coisa, já que essa responsabilidade adicional abre caminho para uma promoç´~ao e fortalece o curriculo com experiencia adicional para uma busca de oportunidade no mercado.

      Nao tenho duvidas de que muitos lideres "abusam" do poder concedido e esquecem que esse poder, na verdade, nao existe.

      Quanto a questao de aproveitar a crise para reduzir salários, infelizmente, isso é uma realidade de quase 100% das empresas. Eu tinha um dos colaboradores que foram demitidos com salário de R$6.800,00 e agora eu tenho uma verba de R$3.000 - R$3.500 para repor esta vaga.

      Este é somente um exemplo de redução de custo em cima dos funcionários - outro exemplo é o reajuste salarial ter um teto. Aqui na empresa é proximo de R$8.000,00. Desta forma, um colega que ganha R$10.000,00 tem um reajuste salalrial inferior aos demais e acaba tendo o poder de compra corroido pela inflação.

      Muito obrigado pelo comentário e um grande abraço,

      Excluir
  3. EP, como você avalia o mercado de trabalho para engenharia (mecânica/elétrica) pelo que você acompanha na empresa? Nisso incluo também o mercado formado por técnicos especialistas nessas áreas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? O mercado de trabalho esta complicado para todas as profissoes. Eu acho um pouco complicado avaliar o mercado em um momento especifico, pois a profissao que hoje está em baixa pode ser a profissão do futuro amanhã.

      O que eu considero importante é avaliar o seu perfil comportamental para ter uma ideia se a profissao é interessante para voce. As Engenharias em geral demandam um bom relacionamento da pessoa com as materias de exatas (matematica, calculo, fisica, geometria analitica, etc...) - isso é importante para ter um bom desempenho na faculdade.

      Outro ponto (eu considero o principal) é que um engenheiro mecanico / elétricista vai ter grandes chances de trabalhar como subordinado. Ou seja, se voce nao tem paciencia para obedecer ordens que as vezes voce nao concorda, nao tem paciencia para reuniões improdutivas e a politica necessária para agradar seu chefe - talvez o caminho mais produtivo seria Engenharia Civil, pois neste caso voce tem a opção de ser dono do seu proprio negócio ou trabalhar em campo, um pouco mais distante das burocracias de escritório.

      Porém, se voce realmente nao tem paciencia para ter um chefe, o caminho das profissoes liberais talvez seja mais adequado (medicina, odontologia, fisioterapia, arquitetura, direito, etc...).

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta EP.

      Excluir
  4. Pelo que viocê faliou dessa gerente demitida ela gostava de pisar, manipular e prejudicar os funcionários.O foco não era melhorar a produtividade, o faturamento oou o lucro. A questão era apenas massacrar.

    Infelizmente a maioria dos psicopatas escolhe a área executiva para fazer essas canalhices.

    Continuo achando que para mim, o serviço público ainda é a melhor oppção para que eu receba 10k mensais de proventos.


    Semestre que vem começo a estudar Contabilidade em nível super forte para a prova da Receita. 40 horas de vídeo aulas mais umas 2 mil questões.

    Além da Receita, muitos municípios vão voltar a crescer e vão precisar de fiscais do iss. 12 k iniciais está de bom tamanho.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - o comportamento da gerente demitida sempre foi um pouco agressivo demais. Ela entrou na empresa e foi promovida após 4 meses de trabalho e eu acredito que isso subiu um pouco a cabeça dela. Ela passou a acreditar que o jeito que ela trabalhava estava correto porque ela havia sido promovida sendo bem agressiva no trabalho.

      Quanto ao funcionalismo publico eu acredito que é uma boa alternativa no Brasil - em outros países os salários são proporcionalmente mais baixos do que o que se paga por aqui. E ainda existe diversos benefícios - a área fiscal é excelente e por isso mesmo a concorrência é muito forte.

      Se voce tem a oportunidade de se preparar para este tipo de concurso é uma grande chance de ter altos rendimentos e pouca dor de cabeça.

      Eu gostaria muito de ser policial mas, infelizmente, os salários pagos pela Policia sao muito baixos. Eu acho o trabalho de investigador muito bacana - acredito que nao deve existir rotina neste tipo de atividade.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Vou te dizer uma coisa, mulheres em cargos de chefia tem a tendência em "despirocar", são poucas que conseguem ter a equipe nas mãos, quando são boas, são até acima da média !! mas é raro encontrar !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SP - obrigado pelo comentário. Eu conheci poucas mulheres em cargos de chefia - acho que isso é reflexo do mercado de trabalho, onde os homens ocupam a maior parte dos cargos de chefia. Da minha experiencia, eu conheci poucas mulheres em cargos de gestão que eu considero como nao preparadas ou incompetentes. A maior parte desempenhava muito bem o seu papel e tomava um cuidado muito grande com o desempenho da equipe porque sabiam que seriam mais cobradas do que a maior parte dos pares.

      Mas também conheci algumas gestoras e gestores que fazem coisas absurdas e nao tem a menor condição de liderar pessoas.

      Um grande abraço,

      Excluir
  6. Boa noite EP,

    Você poderia detalhar as atividades desempenhadas pelos funcionários nessa nova área em que você irá atuar na empresa? Além disso, essa produtividade a que você se refere no outro comentário consistia em bater que tipos de metas? Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - tudo bem ? Essa nova area está relacionada ao setor de Compras e Logistica. Entre as atividades tem a gestão de contratos com fornecedores, negociações de material indireto, auditorias internas, emissão de relatorios financeiros, etc...

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Executivo Pobre, boa tarde. Eu acompanho seu blog há muito tempo. Gostaria de uma sugestão tua. É o seguinte, tenho 23 anos, faço medicina em uma faculdade federal, acabei de ingressar no segundo período. Meu sonho é ser oficial da Pm, entretanto sei que o salário não é dos melhores e minha família, com certeza, não apoiará minha decisão de abandonar o curso. Você acha que vale a pena eu abandonar medicina? Sei que você não me conhece, mas, por vc ser uma pessoa mais vivida e com muita experiência,gostaria que opinasse acerca dessa questão, dado as informações que irei lhe passar a seguir. O que me leva a cogitar essa hipótese (de abandonar o curso) é que não estou gostando tanto, embora consiga suportar, e tenho medo de como estará o mercado daqui a seis anos. Vejo a carreira de oficial como algo mais light, pois terei que estudar muito para passar na prova ( algo que tiro de letra) e durante o curso... depois disso, eles ficam mais na parte burocrática, isto é, não fazem quase nd e têm uma remuneração interessante. Diferente do militarismo,na área médica terei que estudar durante a vida toda e ( meu medo maior) não ter uma remuneração condizente com meu esforço. Estou analisando sonho e, principalmente, custobenefício. O que você acha? ah, somado a isso, como não lhe informei, tentarei a PMSP,pois ainda não exigem ter bacharel em direito... E faço medicina na segunda melhor faculdade federal do meu estado, que é MG. Espero ansioso pela sua resposta, grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Ola anon - tudo bem ? Vou colocar a resposta na postagem seguinte - sobre viver fora do Brasil. Apenas para aproveitar que seu comentario também esta por lá e demais colegas poderao contribuir dando a opiniao deles.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  9. EP uma pena essa empresa ficar aplicando esses golpes por aí e ainda sair impune.
    Bacana sua mentalidade de lider, tomara que dê tudo certo e você até consiga uma promoção!!

    abs

    ResponderExcluir
  10. Fala EP!

    Cara, vou te falar que vi no seu post parte do que vivi na empresa que fui demitido. Não tinha cargo de liderança, mas gosto de estudar e conhecer do assunto pois quero subir de posição no mercado, gerenciando equipes. No meu recente trabalho, era uma bagunça; troca de gerentes de meses em meses, uma verdadeira dança das cadeiras, deram promoção para um colega ( destaco que este era " muito amigo " da 1a gerente da loja ) que não tinha capacidade de liderança, resultado: a galera não respeitava, ele fazia cagadas, todo mundo ficava estressado. Meses depois, continuando com as mudanças, resolveram reformar a loja, e trocaram de gerente de novo, ele ficou meio que como mkt, veio com a nova gerente um rapaz da matriz que acompanha as reformas, inaugurações de lojas, e ficou avaliando todo mundo, só que em nenhum momento ele chegou a conversar com a equipe, saber como era a loja até ali, e etc... simplesmente mandou 3 dos 6 funcionários, ficando somente 1a ( perfil puxa saco, mansa, de desempenho abaixo de nós 3 que fomos demitidos )
    É impressionante ver como mesmo em empresas grandes, de renome, essas coisas aconteçam, eu que nunca fui diretor, gerente, supervisor, não faria coisas que presenciei nessa empresa!


    abç

    ResponderExcluir